SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Animadores culturais do estado se reúnem com a Seeduc

O coletivo de animação cultural se reuniu ontem (26/02) em audiência com o subsecretário estadual de Educação, Antonio Neto. Foi discutida a circular interna da Seeduc, que aumentava a carga horária do animador cultural. O subsecretário disse que a Circular Interna (CI) foi cancelada assim que a Secretaria percebeu que ela tinha problemas. Ele alertou, também, que as escolas que já estivessem cumprindo a mesma que deveriam desconsiderar a CI.

Um outro ponto discutido foi que a Seeduc informou que criou um Grupo de Trabalho composto também por três representantes dos animadores para discutir a criação de um projeto pedagógico para a cultura nas unidades escolares, que leve em consideração a participação dos animadores. O prazo para a conclusão desse projeto é até a primeira semana de abril.

Atenção, aposentados: informações sobre o Processo Nova Escola

O link do Jurídico no site disponibilizou a ficha de cadastro para processo de execução da Gratificação Nova Escola para os aposentados. De posse dela, o aponsetado deverá ir até o Departamento Jurídico do Sepe (Rua Evaristo da Veiga, 55/8º andar, Centro do Rio), com os documentos indicados - o sindicato vai receber a documentação até o último dia útil de março. Clique aqui para ter acesso.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Atenção redes estadual e municipal do Rio: Sepe convoca todos os profissionais para a paralisação de 24 horas na segunda-feira (dia 24/2)


O Sepe convoca os profissionais das redes estadual e municipal do Rio para a paralisação de 24 horas que será realizada nesta segunda-feira (dia 24 de fevereiro). Professoresfuncionários administrativos vão realizar esta paralisação unificada para fazer um protesto na porta da prefeitura, a partir das 11h. Logo depois do protesto na prefeitura, os profissionais se dirigirão para a Candelária para realizar a concentração para a passeata em direção à Cinelândia, onde realizaremos uma aula pública na praça para denunciar à população as condições da educação pública no Rio de Janeiro.

A alienação é rentável...

E Viva o Carnaval...

Amanhã: Paralisação da rede estadual e municipal do Rio!!!

Deliberação da assembleia unificada de sábado, 15/02/14. Segunda, 24/02, PARALISAÇÃO UNIFICADA ESTADO - MUNICIPIO. Ato na prefeitura as 11h como pressão durante a reunião do GT para 1/3. Depois 15h concentração na candelária para passeata unificada até a cinelândia onde acontecerá aula pública.

Dia 25/02 - Grande ato contra a criminalização das lutas pelos governos e a imprensa fascista

Foto da capa


Está indignado com o sensacionalismo da grande mídia?

Só reclamar não vai adiantar NADA! PRECISAMOS ir às ruas demonstrar que não capitularemos frente à ofensiva sensacionalista dessa IMPRENSA MENTIROSA e desse Estado corrupto! Que não aceitamos a criminalização da luta do povo e nem as leis de exceção de Cabral e Dilma, como a famigerada lei anti-terrorismo! Dia 25/02 - Grande ato contra a criminalização das lutas pelos governos e a imprensa fascista.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Local confirmado: Congresso do Sepe será realizado no Clube Municipal na Tijuca

Assembleia do dia 15 de fevereiro: Rede estadual e municipal do Rio farão paralisação unificada no dia 24 de fevereiro

A assembleia unificada das redes estadual e municipal do Rio, realizada no dia 15 (sábado), no Instituto de Educação, deliberou por uma paralisação de 24 horas das duas redes no dia 24 de fevereiro (próxima segunda-feira), com a realização de atividades pela manhã e na parte da tarde. Às 11h, será realizado um ato conjunto na porta da prefeituraaproveitando a realização de uma reunião do Grupo de Trabalho que discute a implementação do 1/3 de horário para planejamento. Logo após a manifestação na prefeitura, os profissionais seguirão para se concentrar na Candelária e, de , sair em passeata até a Cinelândia, onde será realizada uma aula pública com os seguintes temas:

- Contra a meritocracia;

- Contra a precarização do trabalho;

- Contra a criminalização dos movimentos sociais e do direito de manifestação.

Fonte: Sepe RJ.

Assembleia da rede estadual hoje às 18 horas no Sepe Campos

Foto: Atenção servidores estaduais! Assembleia da rede estadual no dia 17 de fevereiro de 2014 às 18h.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Prefeitura do Rio e governo do estado decretam ponto facultativo no carnaval

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes decretaram, nesta sexta-feira, ponto facultativo nas repartições estaduais e municipais nos dias 28 de fevereiro e 3 e 5 de março. Com isso, os servidores do governo do estado e da Prefeitura do Rio terão uma folga de seis dias durante o carnaval.
A medida não vale apenas para quem trabalha em setores cujos serviços não podem ser interrompidos, como o policiamento e as emergências dos hospitais. Na União, o ponto será facultativo entre 3 e 5 de março, sendo que, no último dia, haverá expediente, a partir das 14h.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Assembleia unificada das redes estadual e municipal do Rio será neste sábado (dia 15/2) no Instituto de Educação

O Sepe realizará a primeira assembleia unificada de 2014 das redes estadual e municipal do Rio neste sábado (dia 15 de fevereiro), a partir das 14h, no Instituto de Educação (Rua Mariz e Barros 273 - Tijuca). Na pauta do encontro a discussão sobre as estratégias de luta da Educação Pública em 2014, discussão sobre a unificação da pauta da Educação e campanha salarial.

Depois de quatro meses, horário de verão termina amanhã

Após quatro meses, o horário especial de verão termina à meia-noite deste sábado. A polêmica medida, que teve início na década de 1970, continua provocando reações variadas na população, de um modo geral. Há quem goste, há os que odeiam ter que mudar hábitos de uma hora para outra e quatro meses depois, se readaptar nos outros dois quartos do ano.
O esquema especial vigora desde 20 de outubro do ano passado. Amanhã, ou como alguns prefere, à zero hora de domingo,  moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora.

Nesta edição, a meta do Operador Nacional do Sistema (ONS) era chegar a uma economia de R$ 400 milhões. Um balanço parcial deverá ser divulgado entre hoje e segunda-feira.

Por conta de um decreto presidencial, desde 2008 foram estabelecidas datas fixas para o horário de verão, que anualmente tem início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. No entanto, caso a data de término coincida com o domingo de Carnaval, o fim da medida é transferido para o domingo seguinte.

(com agências)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sepe seleciona estagiário de Jornalismo

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO DO SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃOSEPE/RJ


O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ) comunica que estão abertas, no período de 10 de fevereiro a 26 de fevereiro, as inscrições para o preenchimento de uma vaga de estagiário na Secretaria de Imprensa do sindicato.
Requisitos para a Inscrição:
Ser estudante de Comunicação Social, na área de “Jornalismo”, em Instituição de Ensino Oficial ou reconhecida pelo MEC e que no primeiro semestre de 2014 esteja cursando do 4º aoperíodo;
Enviar para o endereço eletrônico imprensa@seperj.org.br os seguintes documentos anexados:

a) Currículum vitae;

b) Cópia de documento de identificação com foto;

c) Comprovante de matrícula do semestre atual no referido curso;

O estagiário cumprirá jornada de vinte (20) horas semanais, no turno da tarde; desempenhando as seguintes atividades: reportagem, redação, coleta de dados, manutenção de arquivos de fotos e clipping, “alimentação” diária do site da entidade e redes sociais etc;

O candidato terá que ter conhecimentos em programas de edição de textos e de navegação na Internet;

O estagiário receberá, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 1.177,74 (mais vale transporte);

O estágio terá prazo inicial de seis (6) meses, podendo ser prorrogado por igual período e não podendo ultrapassar o prazo máximo de dois (2) anos;
Procedimento de Seleção:

Fase: análise dos documentos entregues na inscrição por email;

Fase: após a análise dos currículos, os candidatos escolhidos serão convidados a vir ao Sepe para fazer uma prova escrita e serem entrevistados.

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro 2014

Atas e recibos de atas do 14º Congresso já estão no site


O site do Sepe  disponibilizou o modelo de ata de eleição de representantes e o modelo de recibo de ata. A impressão destes documentos deverá ser feita em papel tamanho ofício 2 (216mmX330mm).

Site: Sepe RJ.

Por um Brasil melhor...


Professores do C.E. 29 de Maio paralisam aulas

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/rjintertv-1edicao/videos/t/edicoes/v/professores-paralisam-aulas-em-colegio-municipal-de-campos-no-rj/3145657/


Os professores do Centro Educacional 29 de Maio (Pecuária) paralisaram as aulas por falta de inspetor e por conta das péssimas condições da estrutura física da unidade escolar. Para melhor visualisar, clique no link acima para assistir a reportagem do G1.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Concurso abre 85 vagas para o RioPrevidência


Começa, nesta quinta-feira (06/02), o concurso para duas carreiras na área previdenciária: especialista em previdência social, de nível superior, e assistente previdenciário, de nível médio. Às 10h, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) abrirá  as inscrições, colocando em seu portal – www.ceperj.rj.gov.br – as fichas que deverão ser preenchidas até 9 de março. O RioPrevidência  (Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro) está oferecendo 85 vagas, sendo 35 para o cargo efetivo de  especialista e 50 para assistente, com vencimentos até R$ 7.319,94.
Embora o prazo para inscrições seja de um mês, o presidente da Fundação Ceperj, Maurício Carlos Ribeiro, orienta os candidatos no sentido de preencherem suas fichas com antecedência, evitando sobrecarga no sistema de processamento de dados, nos últimos dias do concurso. Ele lembra que para as pessoas que não tiverem possibilidade de acesso à internet será disponibilizado posto de inscrição presencial, que funcionará na sede da organizadora, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, de segunda a sexta, das 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.
Ao se inscrever, o candidato deverá indicar cargo ao qual concorre e optar pelo tipo de vaga – ampla concorrência, destinada às pessoas com deficiência (5% do total),  negros e índios (20% do total). As taxas custam R$ 80 (nível médio) e R$ 100 (nível superior). O boleto, que será disponibilizado após o preenchimento da ficha, poderá ser pago em qualquer agência bancária, preferencialmente no Bradesco, até a data prevista para vencimento.  É importante o candidato saber que só estará efetivamente concorrendo às 85 vagas após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição pela instituição bancária.
A carreira de especialista em previdência social tem três perfis: o primeiro para quem tem graduação em qualquer área; o segundo é destinado aos formados em Ciências Contábeis; e o terceiro para os graduados em Ciências de Computação. Os salários dessa carreira  têm a seguinte composição: vencimento-base de R$ 4.879,96, mais GDA (gratificação de desempenho de atividade) de até R$ 1.463,99, mais AQ (adicional de qualificação) de até R$ 975,99.
Para o servidor com pós-graduação lato sensu, o adicional de qualificação é de R$ 244; para servidor com mestrado é de R$ 488 e para quem tem doutorado, de R$ 975,99.  Desta forma, o total chega a R$ 7.319,94.  O vencimento-base  de assistente previdenciário é de R$ 1.859,03, mais GDA de até R$ 557, mais AQ de até R$ 185,90, para servidor com curso completo de nível superior, totalizando R$ 2.602,64. Segundo o RioPrevidência, os valores receberão reajuste de 16,18%, em julho deste ano.
O concurso para especialista em previdência social consistirá de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, a serem aplicadas em 30 de março, e avaliação de títulos, de caráter classificatório. A prova objetiva será composta de 80 questões, totalizando 160 pontos; a discursiva terá uma questão, onde o candidato deverá elaborar um texto sobre o tema proposto, relacionado com a disciplina de Previdência Social, valendo 40 pontos. Para a carreira de assistente previdenciário o concurso consistirá apenas de prova objetiva, eliminatória e classificatória, a ser aplicada também em 30 de março. O exame apresentará 70 questões de múltipla escolha, totalizando 100 pontos.
O presidente Maurício Carlos Ribeiro sugere ao candidato que, antes de se inscrever, se certifique de que preenche todos os requisitos exigidos no edital para o cargo a que pretende concorrer. Ele explica que a inscrição implica o conhecimento e a plena aceitação das normas e condições estabelecidas, das instruções específicas para exercer o cargo e das demais informações que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento. O presidente também lembra que apesar de as informações estarem disponíveis no portal www.ceperj.rj.gov.br,  os candidatos têm o dever de acompanhar as publicações de todos os atos referentes ao concurso público pelo Diário Oficial do Estado.
A jornada de trabalho dos novos servidores será de 40 horas semanais e a nomeação, sob o regime estatutário, será de acordo com a ordem de classificação geral no concurso que terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
(com assessoria)

Cartaz da assembleia unificada (rede estadual e municipal do Rio) no dia 15 de fevereiro

Conselho Deliberativo Unificado será no sábado

O Conselho Deliberativo Unificado (redes estadual e municipal do Rio de Janeiro), em preparação para a assembleia do dia 15 de fevereiro, ocorrerá no sábado, dia 10 de fevereiro, às 10h, no auditório do Sepe Central.

Fonte: Sepe RJ.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Por que respeitar as crianças é tão importante?

Imagem retirada do site do Uol 
Imagem retirada do site do acritica Uol

Crianças precisam de escuta sensível e delicadeza no trato. É tudo muito simples se for realmente sincero. Veja por que amá-las.
Os adultos dizem: ‘Cansa-nos ter de privar com crianças (…). Cansa-nos, porque precisamos descer ao seu nível de compreensão’. Descer, rebaixar-se, inclinar-se, ficar curvado. Mas, na verdade, não é isto o que nos cansa, e sim o fato de termos de elevarnos até alcançar o nível dos sentimentos delas. Elevar-nos, subir, ficar na ponta dos pés, estender a mão. Para não machucá-las.”
A ternura no tratamento à infância foi uma constante na trajetória do pediatra, educador, escritor e humanista Janusz Korczak. A introdução acima, escrita para seu livro Quando Eu Voltar a Ser Criança (Summus editorial) consegue, no entanto, ser ainda mais doce ao exprimir o cuidado gentil que um adulto precisa ter com a vida que começa. Há mais do que sensibilidade pura nas suas ideias. Janusz talvez tenha sido o maior amigo das crianças, porque soube entrar na fantasia delas, compreender-lhes a alma e porque nunca as abandonou. Em 1942, mesmo podendo salvar sua vida, o judeu polonês preferiu permanecer com um grupo de 200 órfãos retirados do gueto de Varsóvia e encaminhados para o campo de concentração de Treblinka, onde foram executados pelos nazistas. “É uma história real. Esse homem ficou com as crianças até o fim – morreu com elas – e poucas pessoas fariam isso. Além disso, sua obra transborda humanidade. Pais, jovens, educadores e cidadãos em geral deveriam ler como uma lição para a vida”, frisa Cisele Ortiz, psicóloga e coordenadora adjunta do Instituto Avisa lá, de formação continuada de educadores. “O que nos torna humanos é essa capacidade de se importar com o outro. E cada criança que amamos é uma oportunidade de nos redimirmos das nossas falhas e criar um mundo melhor.”
Esse respeito e carinho começam bem cedo. Há cerca de 60 anos, uma pediatra de Viena chamada Emmi Pikler defendeu que a criança é competente desde o nascimento. Colocava o bebê de barriga para cima num ambiente desafiador para ele próprio ir atrás dos seus interesses, como brinquedos e acessórios atrativos. Por outro lado, quando a educadora ia trocar ou alimentar a criança, estava 100% voltada para ela. Diferentemente de um trocador cheio de penduricalhos para chamar a atenção do bebê, não havia distração. O foco era o que estava acontecendo entre educador e criança. “A criança ficava tão satisfeita com a presença do educador naquele tempo de cuidado que depois, quando ia para o chão, permanecia segura. Por outro lado, no chão, ao alcançar um objeto que a atraia, ficava feliz da vida. A confiança vinha dela e da certeza de que, quando preciso, o adulto está lá para ajudá-la. Estão aí os pilares da famosa autoestima”, diz Cisele. Carinho também se expressa em momentos singelos, como ao limpar o nariz de um pequeno, ao se abaixar para ficar no nível dele ou ao dar uma bronca sem ser estúpido – você deve se lembrar como se sentia quando recebia atenção nessas horas.

Uma cultura que protege

Meninos e meninas agradecem ainda quando não jogamos o lixo na rua, não furamos a fila, não brigamos na frente deles e não os humilhamos em público. “Esses seres hipervulneráveis precisam de proteção, inclusive quando a publicidade se aproveita da falta de consciência deles para vender algo”, entende a psicóloga Laís Fontenelle, do Instituto Alana. “Por tudo isso, carecem de um cuidado maior, uma cultura de proteção. Uma rede de pessoas que olhem ao redor e se envolvam para evitar qualquer abuso”, diz Ana Maria Drummond, diretor executiva da Childhood Brasil. Só no país, segundo dados da organização, metade das crianças residem em casas cuja renda é até meio salário minimo, há 241 rotas de tráfico infantil e 1.820 pontos vulneráveis à exploração sexual.
E saber que elas são tão simples e precisam de tão pouco. “Amor, coerência nos acordos, tempo para brincar”, lembra Renata Meirelles, há mais de um ano viajando com o marido e os filhos produzindo o documentário Território de Brincar. “Crianças são caçadoras. Buscam o tempo todo uma sintonia com o universo adulto. Relacionar-se com elas é como tocar uma música,” aprendeu ela. Quem as escuta pode dizer que ouve estrelas. Ou conversa com Deus.

Fonte: Casa.com.br.

Convocações realizadas pela PMCG no dia 31 de janeiro...


Um excelente ano letivo à todos!!!

Sucesso a todas q Deus abençoe !!!!