SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Mais duas escolas com problemas

Matéria publicada hoje no Jornal folha da Manhã

Carolina Barbosa
Foto: Genilson Pessanha

A falta de auxiliares de turma na creche escola Orla I, no Jardim Carioca, em Campos, gerou reclamações de mães de alunos. Elas ameaçam realizar uma manifestação na manhã desta terça-feira (15), em frente à unidade. Na Escola Municipal Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, 20 professores cruzaram os braços segunda-feira pela manhã, em função da diretora eleita no final do ano passado ter sido exonerada.
Na Orla I, mães contaram que as crianças na semana passada foram para casa, sem banho. Ontem, elas teriam sido informadas que não havia auxiliares na escola.
A auxiliar de secretaria Sara Souza, 27 anos, disse que além da falta de auxiliares, as crianças estão também sem uniforme desde o ano passado. Já a auxiliar de serviços gerais Lilian Gomes Rodrigues, 28 anos, disse que deixou os dois filhos, de 3 anos, na creche segunda, pois não tinha com quem deixar. “Se amanhã (terça) não tiver aula, terei que pagar uma pessoa para ficar com eles”, observou.
Também mãe, a balconista Thais Moreira, 22 anos, com dois filhos, frisou que a creche sempre foi boa, porém o problema seria a falta de funcionários contratados. “Hoje deixei, mas amanhã não tenho com quem deixar”, destacou.
Na escola Santo Antônio, alunos do turno na manhã não tiveram aulas. Os professores paralisaram suas atividades, após a exoneração da diretora eleita no final do ano passado.
Segundo a professora Cristiane Barreto, 38 anos, na eleição houve apenas uma chapa e a votação foi praticamente de 100%. “Na última sexta-feira, exoneraram apenas a diretora e colocaram outra. A vice continuou. E a nossa eleição? Não valeu? E os votos de todos, inclusive da comunidade?”, questionou.
No início da tarde, Cristiane contou que professores foram recebidos segunda-feira pela manhã na secretaria de Educação por funcionárias. “Elas informaram que a situação será analisada. Não explicaram, no entanto, o motivo da saída da diretora”, ressaltou.
Através de nota enviada pela secretaria municipal de Comunicação, a secretária Marinéia Abud informou que, desde a semana passada, estão sendo supridas as carências de auxiliares de turmas num esforço da secretaria junto à secretaria de Administração e Gestão de Pessoas.
“Através de processo de terceirização, conforme acordado com o Ministério Público, estão sendo contratados e, imediatamente encaminhados, profissionais às unidades. Devido à dimensão da rede municipal, que conta com 240 unidades escolares e cerca de 60 mil alunos, é necessário tempo para que todas as demandas sejam atendidas”, afirmou acrescentando ainda, que não há determinação da Smece para a suspensão de aulas em qualquer unidade da rede.
Quanto aos uniformes, a secretária explicou que houve um contratempo na entrega, e que o problema já está sendo solucionado e em relação a exoneração da diretora, a assessoria não comentou o assunto até o fechamento desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário