SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

sábado, 10 de maio de 2014

O Que Seu Filho de 0 a 7 anos PRECISA Saber?


47646eb64b2c1fdb66eaa9167e6277bc
Hoje em dia vivemos “pressionados” por um sistema que valoriza e exacerba o ter e o saber em detrimento do ser… Muitas vezes nós pais nos deixamos envolver por isso e começamos a comparar nossos filhos com outras crianças, fazer cobranças e exigências que estão a quem de suas capacidades, de maneira inconsciente e cruel, em busca de um tão almejado SUCESSO… Esperamos que nossos filhos supram nosso desejos frustados, sejam o que não conseguimos ser e camuflamos nossas expectativas com a crença de que “queremos o melhor para as crianças”…
Será mesmo? Você já parou para pensar em quais os impactos que essa “pressão”  pode gerar  no desenvolvimento futuro destas crianças? Baixa auto estima, falta de confiança, ansiedade, estresse,  são apenas algumas das possibilidades.
E o que será então que meu filho precisa realmente? O que uma criança de 0 a 7 anos PRECISA saber?
1) Que há um lugar no coração do seu pai e da sua mãe que é só dele…
Que apesar de todas as prioridades e afazeres você o ama incondicionalmente. Amar incondicionalmente é tirar o SE de nossa mente. Parar definitivamente com o “Eu te amo SE…”. Eu te amo se… você me respeita, me escuta, faz o que eu quero, atua de acordo com minha expectativas, toma banho na hora que eu digo, come tudo, faz sua lição, tira boas notas, não grita, não faz uma pirraça, etc…
E dar espaço para o EU TE AMO SEMPRE mesmo quando você não diz que não me ama, diz que sou feia, quando não faz o que eu peço e expressa o que sente, quando coloca para fora suas emoções (raiva, tristeza, medo, etc)… Mesmo assim eu te amo meu filho.
2) Que para todos medos e desafios que tenha existe um porto seguro que o acolherá, chamado pai e mãe.
Não julgue seu filho, em especial seus sentimentos e emoções, permita que ele expresse o que sente afinal todas as emoções são para ser expressadas. Esteja ali para apoiá-lo quando ele precisar de você.
3) Que o mundo é bom!
Para forjar a auto confiança e auto estima neste ser que acabou de chegar ao mundo, mostre a ele que o mundo é bom. Não abra esses olhinhos, que ainda estão muito frágeis, para uma realidade que ele não é capaz de compreender. De tempo ao tempo e espere com paciência o momento certo… Enquanto isso deixe que na primeira infância (0 a 7 anos) seu filho brinque, fantasie, sonhe, dançe, cante, corra, pinte um mundo essencialmente BOM e Colorido!!!
E você, acha que pode incluir algo mais nesta lista? O que mais você acha que é fundamental o seu filho saber? 

Fonte: Site Bee Family.

Comentário da Blogueira

Nos dias atuais, vivemos em função do sistema capitalista e em detrimento das relações pessoais, o horário apertado, a alta carga horária, enfim, todas as responsabilidades do dia-a- dia, prejudicam, ou muitas vezes anulam o convívio familiar, que é crucial para a formação de uma criança, afinal na escola ensinamos os alunos, mas a família é a base da educação.
É impossível fugirmos das atribulações do cotidiano, mas é imprescindível que se priorize sempre o seio familiar...
Além do mais, a criança nessa faixa etária está formando a sua personalidade, portanto, é essencial o acompanhamento da família... Fica a dica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário