SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Utilidade pública:Bandeira vermelha ativa durante junho












Paulo Ourives
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira (29), que os brasileiros permanecerão pagando, na conta de luz do mês de junho, a taxa extra da bandeira vermelha, que indica custos mais altos na geração de energia elétrica, por conta da escassez nos reservatórios. Pelas condições atuais, os consumidores de energia elétrica pagam em suas contas R$ 5,50 a mais para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.
O anúncio deixou consumidores insatisfeitos em Campos. Comerciantes da rua João Pessoa afirmaram que as despesas com energia têm elevado os custos de suas empresas e, por conseguinte, feito com que todos tenham que reduzir gastos, dispensando funcionários.
Indagado se a energia elétrica afeta os custos da loja, o proprietário Adel Nassar Abou Rejeili foi enfático ao afirmar que a conta vem afetando sua planilha de custos.
— Com certeza tudo o que aumenta despesa vai afetar o nosso trabalho. Nós estamos com venda baixa e temos de fazer conta de despesa todos os dias. Na despesa, a primeira coisa que você corta é o funcionário. Depois, diminui a propaganda, depois outras despesas, até equilibrar as contas — diz.
O comerciante Samir Matheus, que, há 64 anos trabalha no comércio, afirma que, por conta de uma série de eventos comerciais, como os Dias das Mães, dos Namorados e dos Pais, ele precisa ter um número mínimo de funcionários para atender a demanda, mas que os custos de energia acabam afetando o seu comércio. “Todos nós temos que economizar se quisermos ter uma energia razoável”, pondera.
Já o comerciante e presidente da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) Eduardo Chacur acrescentou que as despesas com energia elétrica afetam seu estabelecimento e ele, assim como os demais, também foi obrigado a dispensar funcionários para equilibrar a planilha de custos.
— Estamos pagando uma conta alta como essa porque o governo deixou chegar nessa situação. Então, para economizar, estou fechando a minha loja mais cedo. É uma despesa que entra na planilha de custo, e nós temos que ver como é que nós podemos amenizar, para não ter que repassar isso para a população. Mas torço para que essa bandeira clareie logo, para que tudo possa voltar ao normal — faz voto.
Fonte: Folha da Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário