SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Eleição para diretores da rede municipal é adiada e Sepe questiona na Justiça



A eleição direta para diretores de escolas municipais de Campos foi adiada mais uma vez. A proposta de prorrogação do prazo por mais um ano foi feita pela secretária de Educação, Joilza Rangel, durante a reunião do Conselho Municipal de Educação realizada na semana passada. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) não concorda com o prazo de mais um ano e pretende tomar providências jurídicas.

Segundo os profissionais de Educação, as eleições ajudariam a elevar a qualidade do ensino, à medida que o cargo deixaria de ser por indicação política e passaria ser por mérito.

De acordo com uma das diretoras do Sepe, Graciete Santana, as eleições para diretores de escolas constam no Plano Municipal de Educação, aprovado em 14/12/2009 na Câmara de Vereadores de Campos, com prazo para ser colocado em vigor no período máximo de dois anos, expirado na semana passada.

— A proposta foi aprovada por 13 votos dos Conselheiros presentes. O único voto contrário foi o meu representando o sindicato. O Sepe tem nas eleições para diretores uma bandeira de luta da qual não abre mão. Assim, providências serão tomadas para garantir o cumprimento da Lei Municipal. Não podemos permitir a continuidade do “loteamento” político por parte dos vereadores na indicação de diretores de escolas que, no momento das eleições municipais são “usados” como cabos eleitorais, já que o prazo aprovado é posterior às eleições municipais de 2012 — declarou Graciete.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação informou, através de nota, que a Portaria de nº 03 de maio deste ano de Diretrizes Norteadoras das Ações dos Gestores da rede municipal de Campos estabelece os critérios seletivos para convocar diretores que atuam nas unidades escolares da rede municipal. A secretária de Educação Joilza Rangel Abreu, esclareceu que a Câmara aprovou o Plano Municipal de Educação que prevê a organização do processo para eleições dos diretores. O Conselho Municipal de Educação possui critérios para as escolhas dos gestores em Portaria e, foi aprovada a prorrogação para a organização do processo para eleições dos diretores.

Fonte: Folha da Manhã

Comentário da Blogueira


É pertinente lembrar que o prazo estabelecido pelo PME é de 2 (dois) anos, findando no dia 15 de dezembro de 2011, portanto a SMEC juntamente com o governo municipal teve o período de 2 anos para organizar o processo de eleição direta para diretores de escola. No entanto, não foi isso que ocorreu. Na reunião do Conselho Municipal de Educação do dia 14 de dezembro, a secretária de educação do município, Joiza Rangel, solicitou a prorrogação deste prazo por  mais 1 (um) ano, ou seja a secretária adiou para dezembro de 2012, a implementação de uma proposta já anteriormente aprovada. 

Mediante todo esse empenho no adiamento do cumprimento do PME, só me resta pensar que o governo municipal não quer perder os tão necessários "votos de cabresto", afinal será coincidência a solicitação da ampliação do prazo da eleição para diretores de escolas para depois das eleições municipais? Eis a pergunta que não quer calar!!! Com a palavra, a Secretaria Municipal de Educação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário