SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Profissionais de educação participarão do Grito dos Excluídos no dia 7 de setembro

Os profissionais das redes estadual e municipais irão participar das atividades do Grito dos Excluídos 2012, no dia 7 de setembro. A concentração para o ato será realizada na Rua Uruguaiana, esquina com Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, a partir das 9h.
 
Esta é a 18º edição do evento, que também acontece em outras capitais do país, envolvendo entidades e associações do movimento civil organizado. O Grito dos Excluídos 2012 traz o tema "Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda a população!". No Rio de Janeiro, o ato ocorrerá no dia 07 de setembro na esquina da Av. Presidente Vargas com Urubguaiana,às 9h da manhã.

Conheça um pouco do Grito dos Excluídos

O movimento, que surgiu entre os anos de 1993 e 1994, marca o dia de manifestações e protestos que denunciam os atos cometidos em nome do imperialismo do sistema vigente, que ataca diretamente a soberania popular brasileira. Nessa data, os movimentos tomam as ruas de diversas cidades do país, levando a voz do povo contra ações que refletem no aumento da exclusão social, que ferem os direitos humanos e ambientais, que privatizam os bens comuns e mercantilizam a vida.

Na segunda maior cidade do país, que hoje sofre com os ataques do capital estrangeiro frente a dois megaeventos (a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016), o movimento civil deu início à mobilização com o acúmulo dos direcionamentos levantados pelos movimentos sociais de todo o mundo durante a Cúpula dos Povos na Rio+20, evento que ocorreu no Aterro do Flamengo em junho deste ano e que denunciou a farsa das alternativas de desenvolvimento da “economia verde”.


Com pautas urgentes e locais como a questão das remoções forçadas de comunidades como a Vila Autódromo e dos moradores do Morro Santa Marta, além do caso de assassinatos de pescadores que são contra o processo de venda das Baías de Guanabara e Sepetiba para as grandes multinacionais, o Grito dos Excluídos do Rio deverá alertar a sociedade ainda para problemas como a violência contra as mulheres, os crimes de racismo e homofobia, e o avanço da militarização das policias civil e militar a serviço da exclusão.
 
Fonte: Sepe RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário