SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Quissamã dá exemplo a Campos

Matéria publicada hoje no Jornal Folha da Manhã

 
Com 1,5 ponto de diferença, Quissamã atingiu 5,1 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb-2011), ficando também à frente de Campos, que ocupou a última posição dentre os municípios do estado do Rio, com apenas 3,6. A secretária de Educação de Quissamã, Maria Aparecida Santos e Silva, disse que, ao longo do ano passado, a pasta implantou vários programas para diminuir o índice de evasão escolar e defasagem de aprendizado, que resultou no aumento considerável do Ideb. Já a Prefeitura de Campos informou, por meio de nota, que além de aplicar mais de 27% do seu orçamento em Educação, tem investido em merenda de qualidade, novos uniformes, construção de escolas e creches modelos, implantação do Plano de Cargos e Salários e realização de concurso público para a área.

Aparecida afirmou que o resultado do Ideb representa o desenvolvimento dos trabalhos feitos nas escolas, como o reforço escolar e os simulados que antecipam a aplicação da Prova Brasil, avaliação que influencia no resultado do índice, além de realizar reuniões quinzenais com orientadores pedagógicos de cada escola. “É importante destacar a qualidade da educação em Quissamã, onde a Prefeitura investe na formação continuada dos professores, considerando que boa parte destes profissionais é formada em Pedagogia, com bolsa de estudos e transporte gratuitos”, afirmou ela, ressaltando também a chegada de professores com o concurso público, que em sua maioria demonstram empenho e dedicação.

A coordenadora geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), em Campos, Christini Marcelino, disse que várias escolas no município não oferecem condiçõ-es para os alunos estudarem. “Fazemos visitas às escolas regularmente e, em muitas delas, encontramos salas superlotadas e instalações elétricas feitas de mau jeito”.

Em Campos, a secretária de Educação, Joilza Rangel, ressaltou que mais de 190 escolas foram reformadas e 11 novas unidades foram entregues, co-mo escolas e creches modelos: “Foi adotado um Programa do Livro Didático, unificando o aprendizado; implantado o Plano de Cargos e Salários pa-ra os professores, entre outras melhorias, que resultaram no avanço das notas de uma rede municipal que tem 60 mil alunos, 5 mil professores e mais de 240 unidades”, explicou Joilza.

Pesquisador aponta falhas no processo educacional

Para o pesquisador em Educação da Universidade Estadual do Norte Fluminense e avaliador/consultor do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE/RJ), Carlos Henrique Medeiros de Souza, a educação em Campos ainda está a desejar. “Pelo que vejo ao longo do tempo, a educação no município está em segundo plano. O governo tem priorizado medidas imediatistas, como cursos profissionalizantes por conta de investimentos que estão chegando à região, e acaba se esquecendo da educação básica”, comentou.

Ele disse ainda que a melhor coisa a se fazer para que o próximo Ideb seja melhor é o comprometimento. “Ainda existe uma falta de comprometimento em relação a alguns aspectos da educação básica. Enquanto não houver um choque na gestão, nada vai mudar. O ensino fundamental é o mais importante no aprendizado, pois é o que dá base e de-ve ser prioridade em qualquer lugar”, concluiu.
 
Mário Sérgio
 
 

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