SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Menos Tv e mais livros

 
Emília, Narizinho e Pedrinho. Se seus filhos ainda não sabem quem são esses personagens da literatura brasileira, está na hora de pôr a leitura em dia. Hoje, no Dia Nacional da Literatura Infantil, pais e professores podem aproveitar para incentivar um pouco mais do mergulho no mundo das letras. A Biblioteca Infantil da Fundação Cultura Jornalista Oswaldo Lima mantém suas portas abertas das 8h às 18h à espera das crianças com diversas opções literárias que vão de gibis às histórias clássicas do imaginário infantil, como “Dom Quixote”. A Biblioteca Infantil, assim como a Nilo Peçanha, estão localizadas no Palácio da Cultura, na Praça da Bandeira, Centro, próximo ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia.
Outra opção para o dia é participar do Troca-Troca Literário, realizado pela prefeitura de Campos, através da secretaria de Educação. O evento será realizado pelo Programa de Leitura “Ler para Ser” na sede da secretaria, no final da rua Gil de Góis s/nº, (na antiga estação). Os interessados devem levar livros de literatura infantil, juvenil e adulto e realizar a troca no hall de entrada, das 9h às 14h.
Monteiro Lobato é o motivo do Dia Nacional do Livro Infantil ser comemorado hoje. O escritor brasileiro, que foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil viveu parte da sua vida em fazendas e seus maiores sucessos eram personagens que viviam em sítios — assim nasceu o “Jeca Tatu”, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Mas, em seguida, veio o que pode ser considerado como a maior obra da literatura infanto-juvenil: “O Sítio do Picapau Amarelo”, que foi transformado em obra televisiva nos anos 1980, sendo regravado no final dos anos 1990.
— Aqui na biblioteca, contamos com todo o acervo de obras de Monteiro Lobato para garantir o contato das crianças com o autor. Temos ainda obras clássicas que devem ter feito parte da infância dos pais que vierem aqui, como os clássicos da Disney  — conta o diretor da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha e Biblioteca Infantil, Maurício Xexéo.
Para a escritora Isabel Assad, que recentemente foi premiada pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina — seção  Brasil, na categoria melhor livro infanto-juvenil com o título “O Menino Menor Que Seu Sonho”, “toda a iniciativa de leitura no país deve ser incentivada ao extremo”.
— A criança precisa pensar colorido. Estamos praticamente sem verde nas ruas. Está tudo cada vez mais cinza, de asfalto, de poluição. A literatura permite à criança um novo olhar para a realidade — disse ela, chamando a atenção para o fato de hoje crianças e adolescentes pertencerem a uma geração voltada às telas de computador, televisão e celular.
“Os pais deveriam ler cada vez mais para os filhos, sentar, abrir o livro e fazer as  viagens instigadas pela literatura. Os noticiários da televisão só mostram violência, assim como os desenhos e os vídeos games”, disse.
 
Talita Barros e Lívia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário