SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uenf entre as melhores universidades latinas

O Brasil tem 31 universidades incluídas no ranking das 100 melhores da América Latina, e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) é uma delas. A lista foi divulgada pela QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido. Na lista das 100 melhores universidades da Amé- rica Latina, três brasileiras aparecem entre as dez primeiras:

Universidade de São Paulo (USP), em primeiro; a Universidade Campinas (Unicamp), em terceiro; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em décimo. A Uenf figura entre as 26 melhores brasileiras e está na 88ª posição das latino-americanas. Mesmo estando entre as melhores, a universidade não deixou de ser alvo de crítica entre os alunos.


O ranking da QS utiliza uma cesta de critérios (com pesos di-ferenciados), associados a itens como reputação acadêmica, qualidade de ensino, empregabilidade dos ex-alunos, artigos publicados ou citados, docentes com doutorado e impacto na WEB. Este é um indicador novo, relacionado à projeção da instituição em ambiente on-line.
Essa é a primeira vez que essa agência elabora um ranking com as universidades da América Latina. Até então, a universidade somente se enquadrava nos rankings nacionais. Nas avaliações oficiais do Ministério da Educação, a Uenf tem sido sistematicamente enquadrada entre as 15 melhores do país. Assim o correu com o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), feito pelo MEC, em 2009, 2010 e 2011. O IGC considera os conceitos dos cursos de graduação, pós-graduação, qualida-de do corpo docente.


Para o reitor da Uenf, o professor Silvério de Paiva Freitas, o ranking internacional é mais um indicativo de que a universidade está desempenhando o seu papel: o de proporcionar ensino de qualidade, buscando sempre os melhores pesquisadores. “O ranking indica que ainda tem que caminhar bastante para conquistar o topo, mas estamos no caminho. Somente através dos critérios é que sabemos onde teremos que nos aperfeiçoar. Um dos desafios é trabalhar melhor visibilidade internacional da universidade, como por exemplo, oferecendo conteúdos em inglês no seu portal. E isso já está sendo providenciado. Estamos montando um laboratório de línguas no CCH”, informou.


Entre os critérios em que a Uenf aparece em destaque está no critério “papers per faculty” (artigos científicos publicados). A universidade aparece como a 9ª da América Latina e a 8ª do Brasil. Em outras avaliações, o ranking indica que a universidade tem que caminhar bastante. No critério “citations per paper” (citações dos artigos publicados pelos pesquisadores), a Uenf figura na 180ª posição na América Latina.

Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário