SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Moradores querem reforçar segurança

 
Situado a 70 km de Campos, o distrito de Santa Maria, localizado entre Campos e Bom Jesus de Itabapoana, mantém características de interior. Apesar de ser tranquilo e afastado do centro, o local não escapa dos problemas. Segundo os moradores, o posto de Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), que funciona com apenas um policial e sem viatura, a falta de agência bancária, falta de sinal de telefone e falta de uma quadra de esporte são problemas. No dia 24 de julho a reportagem da Folha foi ao local e identificou falta de remédio na USB, porém esse problema já foi resolvido, segundo moradores.
Os moradores contam que não têm sinal de telefone e por causa disso se sentem isolados. De acordo com a dona de casa Arlete Manhães, de 29 anos, é perigoso eles ficarem sem contato por telefone com outras pessoas, pois se acontecer alguma coisa não tem como pedir socorro ou procurar familiares e amigos que moram em localidades vizinhas.
— Sofremos com a falta de sinal de telefone, ficamos quase que ilhados, pois não temos contato com outras pessoas sem ser as que moram aqui. Eu, por exemplo, tenho parentes em Campos e em Bom Jesus e fico semanas sem cotato com eles. A maior cidade do interior do Rio ainda ter localidade sem sinal de telefone é uma vergonha — disse.
Segundo a assessoria de imprensa da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço móvel pessoal é prestado em regime privado, ou seja, as empresas não têm obrigação de cobertura. “O regulamento do serviço estabelece que o município é considerado atendido quando 80% de sua área urbana tem sinal de celular. Como Santa Maria é distrito, a operadora de telefonia móvel não tem obrigação de levar o sinal até lá”, diz um trecho da nota.
O posto do DPO de Santa Maria conta com apenas um policial que trabalha sem viatura. Quando acontece algum problema, é solicitado ajuda do DPO de Santo Eduardo, distrito vizinho. “Não dá pra sentir segurança em saber que se acontecer alguma coisa é preciso vir policial de outro lugar porque não temos aqui”, disse a professora Elisa Santos, de 39 anos.
De acordo com o comandante o 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos, coronel Lúcio Flávio Baracho, as localidades de Santa Maria, Santo Eduardo e Espírito Santinho têm um baixo número de registro de ocorrências. Ele ainda disse que nas três localidades há DPO e uma rádio patrulha que atende 24h. De acordo com Baracho, pelo fato de os três distritos estarem bem próximos um do outro, o policiamento é suficiente.

Vila Olímpica deve ser construída no local

A praça do distrito de Santa Maria é limpa e bem conservada, os moradores elogiam e se sentem privilegiados em ter um espaço agradável para momentos de lazer. Segundo eles, recentemente foram implantadas novas lixeiras em toda praça, mantendo assim a área ainda mais limpa.
Porém, de acordo com os moradores, uma quadra de esportes faz falta. “É tão bom sentar no banco no final da tarde e conversar com os conhecidos, mas seria melhor ainda se as crianças tivessem uma quadra para praticar esporte. Sem um lugar apropriado, eles brincam na rua, o que é perigoso”, relatou a funcionária pública Simone Castilho, de 38 anos.
Através da assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Campos, o diretor de execução e fiscalização da Secretaria de Obras e Urbanismo de Campos, Willian Cabral, informou que está sendo construída uma vila olímpica em Santa Maria. Segundo ele, recentemente também foram concluídas no distrito as obras do projeto “Meu bairro é show”, com recapeamento asfáltico de várias ruas.

Distrito não possui agência bancária

Além do sinal de telefone, o distrito de Santa Maria também não conta com agencia bancária, de acordo com os moradores, eles precisam recorrer ao centro de Campos ou Bom Jesus. Segundo o mecânico Leandro Malaquias, de 27 anos, às vezes acontece algum imprevisto financeiro e eles não podem ter acesso ao caixa eletrônico sem sair do distrito.
— Várias vezes precisei ir a um caixa para retirar dinheiro e precisei pegar estrada pra isso. Santa Maria necessita de agencias bancárias — comentou.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Campos, Rafanelle Pereira, os bancos privados não têm interesse de abrir agência no distrito de Santa Maria. Porém, o presidente informou que terá uma conversa com os gerentes dos bancos do Brasil e Caixa Econômica para conversar sobre a possibilidade. “Já conversei com vários gerentes, mas nenhum banco privado tem interesse. Mas vou voltar a conversar com Caixa Econômica e banco do Brasil, a possibilidade é de que eles implantem agencia em Santa Maria”, disse.

Bianca Alonso
 
Fonte: Folha da Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário