SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Desabafo de uma vítima de bullying!!!

O texto abaixo é um alerta aos pais, familiares e educadores. Pois às vezes na tentativa de minimizar um problema que é sério, e que necessita de acompanhamento psicológico, acabamos por agravar mais a triste realidade das pessoas que são vítimas de algum tipo de bullying. Esse texto foi extraído da Revista Capricho e esta blogueira recomenda a sua leitura, com o propósito de repensarmos nossas atitudes frente à banalização do bullying.


A nossa leitora, M. N., de 14 anos, mandou seu depoimento sobre bullying. Ela não consegue mais ficar no meio de seus colegas de escola por causa das agressões, e, quando pediu ajuda, seus pais acharam que era bobagem.
“Sofro bullying desde pequena, mas nunca liguei muito para isso. Hoje, isso começou me afetar mais. Parei de frequentar lugares onde todos os meus amigos vão pois não aguento as piadinhas que fazem sobre mim quando estão todos reunidos. Pelo fato de eu ter um nariz um pouco grande e ser muito magra, eles me chamam de apelidos bem chatos como ‘ladra de ar’ e ‘graveto’. E eu nem preciso estar perto para isso acontecer, pois mesmo quando estou no meu canto, recebo tuítes com zoações a meu respeito. Já falei para os meus pais sobre o problema, mas eles só riem e acham que é bobagem. Pedi que eles me levassem a um psicólogo, mas eles acharam desnecessário. O que eles não sabem é o quanto isso me faz mal. Quando começam a falar de mim, eu tenho vontade de fugir e ir para um lugar bem longe para chorar. Eu comecei a me cortar, para que pudesse esquecer esse problema e ajuda um pouco. Eu não sei mais o que fazer….”
Procuramos uma profissional para explicar esse comportamento tão sério da leitora.“Este comportamento de se cortar frente a uma situação angustiante, apesar de muito grave, não é incomum e é sim reversível. Em uma fase como a adolescência, em que a jovem se reconhece quando participa de um grupo, ser colocada de lado faz mal para a sua autoestima. A melhor coisa que se pode fazer é procurar um psicanalista. É uma pena que os pai não levem a sério, pois aquilo que ela não pode transformar em palavras, faz com que seu comportamento ganhe as dimensões que ganhou.”, explicou a psicóloga Katia Bizzarro.
Se, como no caso da M., seus pais não acreditarem no seu problema, procure outra pessoa de confiança, como uma tia ou mesmo uma professora, e peça ajuda com o problema!

Atenção!!! É nessa quarta-feira!!!

Na próxima quarta-feira (dia 30) o Sepe Campos realizará um grande ato público contra o fechamento de escolas noturnas estaduais às 15 horas em frente a Coordenadoria Regional do Norte Fluminense, na Rua Primeiro de Maio, Centro. Contamos com a participação de toda a categoria da rede estadual! Vamos protestar contra a proposta de Risolia, vamos dizer NÃO ao fechamento de 48 escolas noturnas estaduais!!! Fechar escolas é CRIME!!! Vamos à luta, juntos somos mais fortes!!!

Rio Card dos professores recarregado nesta terça

Por Marcela Araújo e Lara Abreu
 
Os professores que lecionam em Campos e moram em outros municípios, e que não tenham divergência de endereços em seus cadastros, terão seus vales-transportes Rio Card recarregados ainda nesta terça-feira (22), os valores recarregados podem entrar em até 48 horas. Após ter sido solucionado problemas relativos ao processo de recadastramento de dados. A informação foi dada pelo secretário de Administração, Fábio Ribeiro, durante reunião realizada no auditório da prefeitura e que contou com a presença dos secretários de Governo, Geraldo Pudim; de Educação, Joilza Rangel e do subsecretário de Comunicação, Sérgio Cunha, além do representante da secretaria de Planejamento, Fábio Paravidino.

Fábio Ribeiro informou que chegou à prefeitura a informação de que algumas pessoas estavam comercializando esse benefício e que por isso foi preciso ser feito um recadastramento. “Verificamos que a informação procedia. Algumas pessoas estavam comercializando as passagens que serviriam para o deslocamento dos professores de suas casas para seu trabalho, causando um rombo desnecessário para os cofres públicos", explicou o secretário de Administração, lembrando que o recadastramento continua e que os professores não serão prejudicados e, também, que, no máximo, em dois dias, o sistema do vale-transporte estará apto a ser utilizado.
 
 Fonte: Portal Prefeitura de Campos

Pagamento de novembro começou hoje e termina na quarta-feira

 

Por Lara Abreu
O pagamento dos servidores municipais referente ao mês de novembro começou nesta segunda-feira (28) e prossegue até quarta-feira (30). Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fábio Ribeiro, o valor bruto da folha de pagamento dos servidores ativos e inativos é de R$ 48.601.517,70.

Nesta segunda-feira estarão recebendo os servidores com finais de matrícula 0, 1 e 2. Na terça-feira (29), será a vez de quem tem matrícula com finais 3, 4, 5 e 6. Na quarta-feira (30), o pagamento estará na conta dos servidores com matrículas terminadas em 7, 8 e 9.

Fonte: Portal Prefeitura de Campos

* Imagem inserida pelo Blog




Vitaminas e nutrientes são mais bem absorvidos na sua forma original

Reprodução
Organismo absorve melhor vitaminas em alimentos do que em suplementos
 
Pesquisas indicam que os benefícios das vitaminas são efetivos somente quando elas são consumidas dos alimentos e não de suplementos farmacêuticos. O estudo, feito com as vitaminas contidas no brócoli, demonstrou que a absorção desses fitoterápicos era praticamente nula quando a ingestão era feita por meio de suplementos multivitamínicos.

Os resultados do estudo, feito por pesquisadores do Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon, EUA, foram publicados no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Além disso, dizem os autores, os vegetais crucíferos – como a couve, o repolho, o brócoli, e o nabo – também não devem ser cozidos em excesso sob o risco de perderem esses mesmos nutrientes. Esses vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e também contêm compostos importantes – entre eles o sulforano e o indol-3-carbinol – para a prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.

“A questão sobre se os nutrientes devem ou não vir de suplementos não é simples. Algumas vezes eles são mais bem absorvidos na sua forma natural, outras, na sua forma sintética, como é o caso do ácido fólico, indicado para as mulheres grávidas, ou a vitamina D”, diz Emily Ho, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo. “Mas no caso das vitaminas contidas no brócoli, por exemplo, não há suplemento que se iguale àqueles encontrados nesse vegetal.”

De acordo com Ho e sua equipe, o motivo disso é que uma enzima chamada mirosinase é importante para a real absorção dos nutrientes fitoquímicos, e é justamente essa enzima que os suplementos vitamínicos não conseguem reproduzir. Sem essa enzima, o corpo absorve 5 a 8 vezes menos as vitaminas e os nutrientes.
E para quem tem dúvidas do quanto se deve cozinhar esses alimentos sem perder suas qualidades originais, os pesquisadores indicam: o ideal é que esses vegetais estejam sensivelmente crocantes na hora de comer.

Fonte: Site Ururau

Em três décadas, Brasil soma mais de 600 mil infectados pelo HIV

Reprodução
Em Campos, 3055 pessoas fizeram o teste no primeiro semestre
Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), o Ministério da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico 2011 assinalando que, entre 1980 e junho de 2011, 608.230 pessoas foram infectadas com o vírus da aids no Brasil.

Menos de 1% da população de 15 a 49 anos tem aids – a taxa de prevalência é 0,61% e manteve-se relativamente estável entre 2009 e 2010. A prevalência na população masculina é 0,82% e entre as mulheres 0,41%.

O maior número de casos de aids está concentrado na Região Sudeste – a mais populosa – onde o Ministério da Saúde registra 343.095 casos – 56,4% dos casos já contabilizados do país.

Em 2009, foram diagnosticados 35.979 casos. Em 2010, esse número caiu para 34.212. O número de óbitos passou de 12.097 para 11.965, na mesma comparação.

Em 2010, a Região Sul apresentou a maior taxa de incidência, isto é, 28,8 casos para cada 100 mil habitantes.

No mesmo ano, as maiores taxas de incidência foram encontradas na faixa etária de 35 a 39 anos, sendo que os homens têm 49,4 casos em 100 mil habitantes e as mulheres 27,4.

Segundo o Ministério da Saúde, o coeficiente de mortalidade, devido ao HIV/aids, foi 6,3 óbitos por 100 mil habitantes, em 2010. O maior índice foi registrado na Região Sul (9 mortes por 100 mil habitantes).


A AIDS EM CAMPOS


Em Campos, somente no primeiro semestre deste ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) recebeu 3055 pessoas interessadas no teste de HIV/Aids, destes 95 novos casos tiveram resultado positivo, e 111 ingressaram tratamento na unidade.

Os excedentes são pessoas que chegaram a um dos hospitais da rede pública do município já manifestando sintomas da doença ou que compareceram ao Hemocentro do Hospital Ferreira Machado (HFM), para doar sangue e acabaram tomando conhecimento da doença.

Em agosto 700 pessoas buscaram a unidade para fazer o exame. O número elevado é reflexo da ampliação do atendimento que hoje é feito no turno da manhã, noite e no modo itinerante, onde a cada terça e quarta uma nova comunidade é visitada. Mesmo com a extensão do trabalho, ela acredita que muita gente no município conviva com o vírus sem saber.

Ocorre que trinta anos após a descoberta da Aids, a expectativa de vida de pacientes soropositivos que se submetem a tratamento antirretroviral se aproxima da pessoa não infectada pelo HIV. Tal fato deve-se à potencialização dos remédios e eficácia do tratamento, no entanto o que se observa nas pessoas é uma crença, errônea de que o vírus tenha enfraquecido. No entanto, o HIV é um vírus silenciosos, e ao contrário do que se pensa, o portador não irá padecer da primeira doença, depois de infectado. Ele pode viver durante anos, com o vírus, entre acometimentos de doenças oportunistas comuns e melhoras, sem saber que é um soropositivo. O que evidencia uma regularidade nos testes e uma vez positivo, o acompanhamento ininterrupto do paciente.

HIV e AIDS


Ser portador de HIV, significa ser portador do vírus, e portanto sempre um transmissor dele para outras pessoas com as quais se possa ter relações sexuais, sem a devida prevenção. É possível ser portador do vírus HIV durante anos e não adoecer.

O portador da AIDS é aquele que desenvolveu em grande quantidade de vírus e apresenta vários sintomas e doenças oportunistas, graças à queda de defesas no sistema imunológico e um aumento de carga viral. Isto é desenvolver AIDS.

Ter HIV não é uma determinação de que o paciente vai ter AIDS, com um controle do vírus é possível manter a doença sob controle, embora na maioria dos casos haja incidência da doença. Mas isso não é sentença de morte. Existem muitos portadores que mesmo com muito tempo de diagnóstico, ainda não desenvolveram a doença.


PREVEÇÃO É DEVER


Quem quiser fazer o exame, não precisa de encaminhamento médico. Basta comparecer de segunda a sexta no CTA para fazer a coleta que começa às 7h e novamente às 8h, de preferência sem se alimentar com alimentos gordurosos, portando documento oficial com foto e em caso de crianças, as mesmas devem estar devidamente documentada e com presença do responsável.

CTA noturno funciona a partir das 17h e a pessoa pode almoçar normalmente já que até a hora da coleta, às 18h o organismo já estará apto ao exame. Já o CTA itinerante estará em Sapucaia e em Saturnino Braga, nesta semana.

Para casos especiais, há ainda o Teste Rápido de Diagnostico (TRD), com quantitativo específico e público direcionado. Gestantes acima de cinco meses, pacientes com características sintomáticas da doença e pessoas com elevado grau de angústia.

Com o exame tradicional é possível obter resultado com prazo de 15 a 20 dias, já com o TRD, o resultado sai em 15 ou 20 minutos. Em ambos os teste a confiabilidade é testada, garantida e devidamente comprovada, com nenhum resultado discordante.

Pelo telefone, 08000 22 40 30 é possível receber orientações sobre a doença, além de resultados de exames e informações sobre consultas.

Fonte: Ururau

Fatos históricos do dia 28 de Novembro!!!

O início do terrorismo
Em 28 de novembro de 1905 em Dublin, na Irlanda, Arthur Griffith funda o Sinn Fein (Nós Sozinhos), um movimento político que defende a independência do país. Os militantes mais radicais formaram o Exército Republicano Irlandês, o IRA, responsável por vários ataques terroristas.
1520 - A frota de Fernão de Magalhães chega ao Oceano Pacífico.
1582 - William Shakespeare, famoso poeta e escritor britânico, casa-se com Anne Hathaway.
1632 - Nasce Jean-Baptiste Lully, compositor francês de origem italiana, considerado o fundador da ópera francesa.
1821 - O Panamá declara a sua independência da Espanha e se une à república da Colômbia.
1868 - Entra em erupção na Itália o vulcão Etna, localizado na costa oriental da Sicília.
1870 - O Partido Liberal Reformista de Porto Rico pede, em manifesto, a assimilação da ilha às províncias espanholas.
1895 - Começam as corridas de carro na América, com seis veículos.
1905 - Fundado o Sinn Fein, que foi o primeiro passo para a formação do IRA, o Exército Republicano Irlandês.
1907 - O primeiro-ministro belga, M. de Tooz, assina um tratado de cessão do Congo ao país.
1908 - Nasce Claude Lévi-Strauss, antropólogo, pesquisador e filósofo francês. Foi o principal defensor do estruturalismo na antropologia social.
1912 - Na Albânia, a Assembléia Nacional proclama a independência do país após mais de 400 anos de governo turco.
1919 - Na Inglaterra, Lady Astor torna-se a primeira mulher a ser eleita para a Câmara dos Comuns.
1934 - O famoso ladrão de bancos Baby Face é morto nos Estados Unidos por agentes do FBI.
1934 - Winston Churchill exige na Câmara dos Comuns, em Londres, o fortalecimento da força aérea britânica, em face de uma possível guerra com a Alemanha.
1935 - A Alemanha nazista declara que todos os homens alemães arianos, de 18 a 45 anos, devem ser reservistas do exército.
1942 - Quinhentas pessoas morrem em incêndio num salão de festas em Boston, nos Estados Unidos.
1943 - Ocorre a Conferência de Teerã, entre Churchill, Roosevelt e Stalin, para a futura organização mundial.
1966 - Promulgada uma nova constituição na República Dominicana.
1967 - A ONU rejeita a China como membro da organização.
1971 - Assassinado no Cairo o primeiro-ministro da Jordânia, Wasfi Tell.
1972 - O presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier, decreta várias reformas no país e perdoa presos políticos ao assumir o poder.
1990 - Brasil e Argentina fazem acordo nuclear.
1994 - Os noruegueses rejeitam em plebiscito a entrada de seu país na União Européia.
1996 - A Justiça condena os policiais que assassinaram oito meninos na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. A chacina aconteceu em 23 de julho de 1993.
2000 - A Holanda torna-se primeiro país a legalizar a eutanásia.

Fonte: Terra

Metade dos jovens de 14 anos já superou escolaridade de suas mães

DA AGÊNCIA BRASIL

Mais da metade (51,45%) dos adolescentes de 14 anos do país já têm escolaridade superior à de suas mães. Entre os jovens dessa faixa etária, 71% cursam os três últimos anos do ensino fundamental e 9,5% estudam no ensino médio. Os dados indicam uma baixa escolaridade das mães de alunos dessa faixa etária que apresentam, em média, 7,32 anos.
O levantamento foi feito pelo programa Todos pela Educação e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base em dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2009 do IBGE.
Os números indicam que a atual geração de crianças e jovens está superando a trajetória escolar de seus pais, mas também confirmam a baixa escolaridade de boa parte da população adulta.
"Nós temos muitos pais e mães que são muito jovens e eles já são fruto dessa inclusão recente que o país promoveu. A melhoria ainda é lenta, mas o fato é que quanto mais avançado é o ano em que a criança nasceu, maior é a chance que ela tem de completar o ensino médio", explica a diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
O aumento dos anos de estudo gera um movimento positivo que causará impacto nas próximas gerações, diz Priscila. Para ela, a educação é o melhor investimento porque nunca retroage. "É muito difícil você encontrar alguém que admita que o filho tenha uma escolaridade menor do que a sua. Uma mãe que concluiu o ensino médio e um filho que não completou o ensino fundamental, por exemplo. São casos raríssimos", acrescenta.
Os dados compilados pela entidade também apontam a diferença de escolaridade entre famílias de alunos de escolas públicas e privadas. Enquanto, aos 14 anos, 60% dos estudantes da rede pública já atingiram a escolaridade de suas mães, na rede privada o percentual cai para 10%. Isso indica que as mães dos alunos dos estabelecimentos particulares têm escolaridade mais elevada. O mesmo cenário se repete na comparação entre famílias mais pobres e mais ricas.
A diferença entre os anos de estudo de pais e filhos também pode representar um obstáculo no desempenho do aluno. Pais menos escolarizados em geral se sentem despreparados para participar da vida escolar do filho. "Ele se sente acuado, acha que não pode ajudar e se envolver com os estudos do filho. Mas o importante é que a educação seja valorizada pela família, que ele seja um parceiro da escola para garantir que seu filho de fato aprenda", pondera Priscila.
Entre estudantes negros de 14 anos, o percentual daqueles que estudaram mais do que suas mães é 56,33%, enquanto entre os brancos a taxa é quase 10 pontos percentuais menor. Segundo Priscila, o dado aponta que além do fator renda, há uma diferença de escolaridade entre mães negras e brancas --o primeiro grupo frequentou menos a escola do que o segundo.
A mesma desigualdade se verifica entre as regiões do país: enquanto no Sudeste menos da metade (47%) dos alunos de 14 anos atingiu a escolaridade de suas mães, no Nordeste esse grupo representa 58% da população nessa faixa etária."A parte mais cruel da educação brasileira é a desigualdade. Em vez de ser um meio de superação, ela acaba reproduzindo e ampliando esse fosso", avalia a diretora.

Fonte: Uol

Contra regra de idade, pais vão à Justiça para matricular filhos


DE SÃO PAULO

Hoje na FolhaPais têm recorrido à Justiça para conseguir matricular no primeiro ano filhos que completarão seis anos depois de 30 de junho de 2012, idade considerada correta pelo Conselho Estadual de Educação para uma criança iniciar o ensino fundamental.

A informação é de reportagem de Fábio Takahashi e Rafael Sampaio, publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Com a resolução, um aluno nascido em 1º de julho de 2006, por exemplo, deverá repetir o ensino infantil, mesmo que termine a última etapa da pré-escola neste ano. Publicada em 2008, a resolução deu prazo para adaptação, que terminou neste ano.
A reportagem identificou 24 decisões deste mês no Estado em que os juízes permitem que crianças nascidas após 30 de junho se matriculem no ensino fundamental em 2012, principalmente em escolas privadas. Não há dados oficiais.

Gabo Morales/Folhapress

A chef de cozinha Leticia Kuhl, 34, ao lado da filha, Ana Luiza Schoen, 5; ela entrou na Justica para garantir a matrícula da filha no Domus Sapientiae
Leticia Kuhl, 34, e sua filha, Ana Luiza Schoen, 5; ela entrou na Justiça para matricular a filha em colégio de SP.

Fonte: Uol

Uenf entre as melhores universidades latinas

O Brasil tem 31 universidades incluídas no ranking das 100 melhores da América Latina, e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) é uma delas. A lista foi divulgada pela QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido. Na lista das 100 melhores universidades da Amé- rica Latina, três brasileiras aparecem entre as dez primeiras:

Universidade de São Paulo (USP), em primeiro; a Universidade Campinas (Unicamp), em terceiro; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em décimo. A Uenf figura entre as 26 melhores brasileiras e está na 88ª posição das latino-americanas. Mesmo estando entre as melhores, a universidade não deixou de ser alvo de crítica entre os alunos.


O ranking da QS utiliza uma cesta de critérios (com pesos di-ferenciados), associados a itens como reputação acadêmica, qualidade de ensino, empregabilidade dos ex-alunos, artigos publicados ou citados, docentes com doutorado e impacto na WEB. Este é um indicador novo, relacionado à projeção da instituição em ambiente on-line.
Essa é a primeira vez que essa agência elabora um ranking com as universidades da América Latina. Até então, a universidade somente se enquadrava nos rankings nacionais. Nas avaliações oficiais do Ministério da Educação, a Uenf tem sido sistematicamente enquadrada entre as 15 melhores do país. Assim o correu com o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), feito pelo MEC, em 2009, 2010 e 2011. O IGC considera os conceitos dos cursos de graduação, pós-graduação, qualida-de do corpo docente.


Para o reitor da Uenf, o professor Silvério de Paiva Freitas, o ranking internacional é mais um indicativo de que a universidade está desempenhando o seu papel: o de proporcionar ensino de qualidade, buscando sempre os melhores pesquisadores. “O ranking indica que ainda tem que caminhar bastante para conquistar o topo, mas estamos no caminho. Somente através dos critérios é que sabemos onde teremos que nos aperfeiçoar. Um dos desafios é trabalhar melhor visibilidade internacional da universidade, como por exemplo, oferecendo conteúdos em inglês no seu portal. E isso já está sendo providenciado. Estamos montando um laboratório de línguas no CCH”, informou.


Entre os critérios em que a Uenf aparece em destaque está no critério “papers per faculty” (artigos científicos publicados). A universidade aparece como a 9ª da América Latina e a 8ª do Brasil. Em outras avaliações, o ranking indica que a universidade tem que caminhar bastante. No critério “citations per paper” (citações dos artigos publicados pelos pesquisadores), a Uenf figura na 180ª posição na América Latina.

Fonte: Folha da Manhã

Domingo de Processo Seletivo no IF Fluminense


Cerca de 22 mil candidatos participaram do Processo Seletivo 2012 do IF Fluminense na manhã e tarde deste domingo, dia 27. Os candidatos devem ficar atentos a divulgação do gabarito oficial que será disponibilizado nesta segunda-feira, dia 28, no site do IFF (www.iff.edu.br) e também nas portarias dos câmpus.

No turno da manhã as provas aconteceram em Campos, Cambuci, Itaperuna, Bom Jesus, Quissamã, Macaé e Cabo Frio. Fizeram prova candidatos ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Modalidade Regular, Cursos Técnicos Concomitantes e Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (cursos do PROEJA). Eles concorrem a 2.516 vagas para os 1° e 2° semestres de 2012.

Já na parte da tarde cerca de cinco mil candidatos aos Cursos Técnicos Subsequentes fizeram prova nos câmpus Centro, Guarus e Macaé. Este ano, o número de inscritos foi um número Record da instituição.

De acordo com o Diretor do Departamento de Concursos e Processos Seletivos, os candidatos devem ficar atentos, pois no dia cinco de dezembro divulgado o resultado dos pedidos de ação afirmativa. E no dia 12 será o resultado da primeira etapa e a convocação para entrevista dos candidatos aos cursos Técnicos Integrados para jovens e adultos. O resultado final será divulgado no dia 28 de dezembro.

Fonte: Folha da Manhã

sábado, 26 de novembro de 2011

Plataforma na Bacia de Campos tem vazamento de gás, diz Petrobras


A Petrobras divulgou neste sábado (26) que a Plataforma P-40, localizada na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro,  possui um vazamento de gás. De acordo com a empresa, a quantidade do elemento que escapa é mínima e a área isolada está sob monitoramento.

A empresa afirmou, por comunicado, que os técnicos da empresa estão reparando o local e que não há risco de incêndio, explosão, ou qualquer perigo às pessoas que trabalham na plataforma.

Segundo nota publicada no site do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF), o vazamento começou na madrugada de sexta-feira (25).

Fonte: Folha da Manhã

Um pouco de Fernando Pessoa nesse sábado!!!

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso."


" (...) Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta."

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Câmara aprova obrigatoriedade de orientador em escola de ensino médio

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, em caráter conclusivo, proposta que torna obrigatório um orientador formado em pedagogia nas escolas de ensino médio regular ou técnico-profissional e educação de jovens e adultos.

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 838/07, do deputado Marcos Montes (DEM-MG). A proposta agora será encaminhado ao Senado, se não houver recurso para sua votação pelo Plenário da Câmara.

O relator, deputado Jorginho Mello (PSDB-SC), recomendou a aprovação da proposta. A CCJ analisou apenas a constitucionalidade e os aspectos jurídicos e de técnica legislativa.

O projeto original estabelecia a obrigatoriedade do orientador também na pré-escola e escolas de ensino fundamental e restringia a norma a unidades escolares com mais de 300 alunos.

Caráter extracurricular

No substitutivo, a previsão é que a orientação terá caráter extracurricular, ou seja, será facultativa para o aluno. O texto aprovado pela CCJ também define as diretrizes pelas quais o trabalho deverá ser desenvolvido.

O substitutivo ainda inclui a obrigatoriedade de um programa e plano de orientação profissional no projeto pedagógico das escolas entre os requisitos necessários para a autorização de funcionamento e de reconhecimento e avaliação periódica dos cursos de ensino médio regular ou técnico e da educação de jovens e adultos.

Fonte: Uol

Grande ato público em Campos contra o fechamento das escolas noturnas estaduais!!!



O Sepe Campos convida a todos os profissionais da rede estadual para um grande ato público contra o fechamento das escolas noturnas estaduais. O ato será no dia 30 de novembro (próxima quarta-feira) às 15 horas em frente a Coordenadoria Regional do Norte Fluminense na Rua Primeiro de Maio - Centro - Campos dos Goytacazes.
Todos na luta contra o fechamento das escolas!!! Fechar escolas é CRIME!!!

Fechamento de escolas noturnas estaduais: SEEDUC fechou duas turmas no CE Herbert de Souza ontem (dia 24/11)

O Sepe acaba de receber informações dos profissionais do Colégio Estadual Herbert de Souza, que confirmam a notícia anterior sobre o fechamento e transferência de profissionais e alunos da Escola Estadual Francisco Cabrita. Segundo os profissionais do Herbert de Souza, a SEEDUC enviou um comunicado para a escola na quinta-feira (dia 24/11), determinando o fechamento de duas turmas do turno da noite na unidade. A determinação causou revolta de alunos e da comunidade escolar e é uma clara indicação de que a secretaria já estaria preparando a escola para receber os alunos e profissionais da Francisco Cabrita. A comunidade do Herbert de Souza já está se mobilizando para impedir que o governo do estado feche estas duas turmas.

Fonte: Sepe RJ

Denúncia: SEEDUC já começou a promover o fechamento de escolas noturnas estaduais

Ontem, vários profissionais de educação que trabalham no Colégio Estadual Francisco Cabrita (Avenida Melo Matos 34 - Tijuca) tiveram uma desagradável surpresa quando foram abrir as novas contas dos servidores do Estado no Bradesco e foram informados pelos funcionários do banco que eles não estão mais lotados nesta escola e, sim, na Escola Estadual Herbert Viana. A informação é uma confirmação clara de que o projeto do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, de promover o fechamento de dezenas de escolas estaduais noturnas já começou, sem qualquer aviso prévio para as comunidades escolares.

Ao promover o fechamento de escolas e a transferência de profissionais e alunos para outras, a SEEDUC, mais uma vez, demonstra toda a sua insensibilidade e o seu descompromisso para o processo pedagógico dos alunos e mostra também não ter nenhuma sensibilidade ao fechar uma escola que atende alunos de uma das comunidades da Tijuca, transferindo estes alunos para uma outra unidade, localizada em área de difícil acesso e mais distante das suas residências - no topo de uma ladeira, que fica no pé do morro do Turano, o que pode criar problemas de acesso para os alunos que estudavam na Francisco Cabrita, muitos deles com idades avançadas e que terão que subir uma ladeira para poderem continuar estudando.

A comunidade escolar, ao ficar ciente do fechamento da sua escola, já avisou que não irá aceitar a transferência e irá se mobilizar para reverter a situação.

Fonte: Sepe RJ

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MEC vai recorrer de decisão que permite matrícula de crianças menores de 6 anos no ensino fundamental

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer da decisão da Justiça Federal que suspendeu uma resolução que impedia a matrícula de crianças menores de 6 anos no ensino fundamental. Pela regra, estabelecida em 2010 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado à pasta, o aluno precisa ter 6 anos completos até 31 de março do ano letivo para ser matriculado no 1° ano do ensino fundamental – caso contrário deverá permanecer na educação infantil.

Segundo o CNE, o objetivo da medida é organizar o ingresso dos alunos no ensino fundamental, já que até então cada rede de ensino fixava uma regra diferente. “ Nós queremos preservar a normalidade dos sistemas de ensino para que eles possam começar o ano letivo de letivo de 2012 organizadamente”, defendeu a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. As resoluções do CNE não têm força de lei, mas servem de orientação geral para os sistemas públicos e privados de ensino.

De acordo com Pilar, 80% das redes públicas de ensino já respeitam o prazo de 31 de março. A pressão para que crianças menores de 6 anos sejam matrículas no 1° ano do ensino fundamental vem dos estabelecimentos privados. O MEC e o CNE argumentam que a criança pode ser prejudicada se ingressar precocemente no ensino fundamental. A consultoria do MEC deverá se reunir com membros do CNE no início da próxima semana para elaborar o recurso.

“A gente tem que tomar muito cuidado para que essa matrícula não vire uma disputa de mercado. E mais do que isso, que ela impeça a criança de viver plenamente a infância porque irá submetê-la às exigências do ensino fundamental como o rendimento”, disse Pilar.

A professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Stella Bortoni, disse que a ansiedade das famílias é a principal motivação para que a regra fosse contestada judicialmente. Segundo ela, muitos pais temem que seus filhos fiquem atrasados. “Essa definição de uma idade para o início do ensino fundamental não é exclusividade do Brasil, outros sistemas de ensino como o francês também utilizam. Os estudos da psicologia do desenvolvimento mostram que nessa idade [aos 6 anos] a criança atingiu uma maturidade cognitiva e motora que permitirá que ela se empenhe nas tarefas que levarão à alfabetização”.

Em sua decisão, o juiz Cláudio Kitner defendeu que a competência de cada criança precisa ser avaliada individualmente e a aptidão para o ingresso não pode ser baseada apenas no critério cronológico. Segundo ele, permitir a matrícula a uma criança que completa 6 anos em 31 de março e negar a outra que faz aniversário um mês depois fere o princípio da isonomia.

Segundo Pilar, a escola pode avaliar casos específicos de crianças que já leiam, escrevam e tenham a maturidade necessária para ingressar no ensino fundamental aos 5 anos, mas acredita que esse alunos são exceções. “Em uma rede que tem 52 milhões de alunos como a do Brasil, o CNE não pode legislar para a exceção. Nós trabalhamos com a regra. Saber ler e escrever não são as únicas habilidades necessárias que ela precisa ter. Um aluno de 5 anos pode escrever, mas não saber amarrar o sapato, ir ao banheiro sozinha, isso é parte do desenvolvimento de maturação”.

Para Stella, crianças menores de 6 anos devem ser matriculadas na educação infantil, mas lembra que essa oferta nem sempre está garantida pelo sistema público com as condições de qualidade necessárias. “Os pais acham que a criança vai perder tempo [se não ingressar no ensino fundamental], mas se ela estiver em uma pré-escola de qualidade terá um acompanhamento visando ao seu desenvolvimento cognitivo que só vai ajudá-la no momento em que ela iniciar a alfabetização. Mas para isso é preciso que toda criança tenha oportunidade de ter um bom acompanhamento a partir dos 4 anos”.

Fonte: Uol

Alerj suspende na Justiça, ação contra animadores culturais

A Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) conseguiu ontem (22/11), através de um efeito suspensivo na Justiça, decisão favorável para os animadores culturais das escolas estaduais, suspendendo uma ação do Ministério Público estadual, que pede a exoneração daqueles profissionais - foto: animadores fazem protesto em frente à Seeduc.


O processo corre na 13ª Vara de Fazenda Pública e teve início em 2011. A ação foi motivada pela aprovação de uma emenda constitucional (gerada pela PEC 48/09) pela Alerj, em 2010, que incluía a animação cultural entre os princípios nos quais o ensino se basearia no estado. Na prática, ela regulamentava a função de animador, beneficiando os profissionais remanescentes do grupo de 1,5 mil contratados em 1994, no governo Brizola, para atuarem nos Cieps - cerca de 500 profissionais.


A ação civil publica pedindo a exoneração dos animadores não concursados, bem como a realização de concurso público para contratá-los, foi proposta este ano pelo MP estadual, e teve decisão favorável da Justiça. Com este efeito suspensivo conquistado pela Procuradoria da Alerj, no entanto, a sentença foi suspensa até o julgamento da ação por uma das Câmaras Civis do Tribunal de Justiça.


Isso faz com que os animadodores respirem aliviados, pois a demissão destes trabalhadores seria uma grande injustiça; esses profissionais seriam demitidos sem nenhum direito previdenciário assegurado, já que o estado recolheu sua contribuição e não passou para o INSS. Esta irregularidade gravíssima deixou os animadores sem a possibilidade de pedirem licença médica e mesmo a aposentadoria.

 
Esperamos que essa decisão venha a ser acompanhada de uma decisão do governo do estado de resolver este problema de uma vez por toda, regularizando a profissão.

Fonte: Sepe RJ

Ato contra fechamento de escolas noturnas na SEEDUC

Profissionais de educação, alunos e membros das comunidades das escolas estaduais noturnas ameaçadas de fechamento pelo secretário de Educação Wilson Risolia fizeram um ato de protesto no início da noite desta quarta-feira (dia 23/11), na porta da Seeduc, na Rua da Ajuda, Centro do Rio. A intenção do Sepe era a de conseguir uma audiência com Risolia, mas o secretário não estava presente no local (já estaria despachando na nova sede da Seeduc, no Bairro de Novo Cristo). Um integrante do Gabinete do secretário negociou com a direção do sindicato, marcando uma audiência no dia 30/11, que terá a presença, além da diretoria do Sepe, representantes das escolas ameaçadas de fechamento.

O anuncio pela Seeduc de que pretende fechar 48 escolas estaduais noturnas e realocar os profissionais e alunos em outras escolas motivou o protesto. Esta remoção prejudica milhares de estudantes. Para o sindicato, o estado não pode se ausentar da responsabilidade de oferecer educação para toda a população e simplesmente fechar escolas por meio de uma visão meramente empresarial.

O sindicato também vai promover uma campanha publicitária intitulada "Fechar escolas é crime", veiculando mensagens contra a política da Seeduc de extinção de escolas noturnas na capital e dos municípios, que também terão unidades fechadas.

O Sepe está à frente da luta em várias escolas ameaçadas, mobilizando as comunidades escolares com atos de protesto, reuniões e audiências na Secretaria para reverter o processo de extinção de escolas, que ameaçava o ano letivo dos alunos do ensino estadual noturno. A mobilização foi iniciada em meados deste ano, quando Risolia anunciou a intenção de fechar mais de duas dezenas de escolas noturnas que atendiam alunos das regiões da Tijuca, Rio Comprido e Centro. Graças à mobilização, a secretaria acabou revertendo o fechamento.

Em outubro, por exemplo, a mobilização do Colégio Tereza Cristina, em Brás de Pina, impediu a Seeduc de extinguir várias turmas e realocar os alunos, e isto faltando dois meses para o final do ano letivo. Depois de vários protestos e reuniões na escola, na Metropolitana local e na Secretaria, o secretário recuou da decisão e os alunos não foram prejudicados. A luta do CE Tereza Cristina é um exemplo de que as comunidades têm que se mobilizar para impedir o fechamento das escolas.

O sindicato e as comunidades escolares não irão permitir que a política de mercantilização da escola pública estadual prejudique ainda mais a educação em nosso estado.

Profissionais de educação, alunos e membros das comunidades escolas das unidades estaduais noturnas ameaçadas de fechamento pelo secretário de Educação Wilson Risolia fizeram um ato de protesto no início da noite desta quarta-feira (dia 23/11), na porta da SEEDUC. Profissionais, alunos e responsáveis protestaram contra o anuncio da SEEDUC, que planeja fechar 48 escolas estaduais noturnas e realocar os profissionais e alunos em outras escolas, prejudicando milhares de estudantes. Para o Sepe, o estado não pode se ausentar da responsabilidade de oferecer educação para toda a população e simplesmente fechar escolas por meio de uma visão meramente empresarial.

Fonte: Sepe RJ

Direitos da criança e da mulher em debate na Apape nesta sexta-feira

Carlos Grevi
Evento será aberto ao público
 
Os direitos da criança e da mulher serão debatidos, na manhã desta sexta-feira (25/11), na sede da Apape, em Campos. Coordenador do projeto, o guarda Civil Municipal, Ivan Silva de Souza, diz que garantir a integridade física e psicológica das crianças e das mulheres, é um fator importantíssimo para a sociedade. O evento está marcado para as 10h e será aberto ao público.

"O projeto 'A criança pede...' é um trabalho que venho realizando há sete anos. Sempre voltado para garantir o direito das crianças em Campos, o projeto é focado na questão da violência infantil que vem aumentando a cada dia. Amanhã, estaremos realizando palestras não só voltada para a criança, mas também para a mulher — explicou Ivan, acrescentando: “Foi montada uma equipe com delegados civis, médicos, conselheiros tutelares e psicólogos. Esses profissionais estarão informando e orientando os pais presentes sobre como proteger seus filhos”.

Ainda de acordo com o guarda, os pais têm de serem protetores e multiplicadores de seus filhos. “Com esse projeto procuro mostrar as leis que garantem e protegem os menores. Através do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código Penal Brasileiro, e também de cartilhas educativas, que informam e detalham, para esse público leigo, os caminhos e mecanismos que possam garantir a integridade física de seus filhos”, comentou.

Para Ivan, a educação por meio de repressão e castigos tem de ser banida. Ele ainda falou que o limite que tem de se dar as crianças, deve ser por meio paz e da harmonia dentro de casa e não com violência. “O pai tem de se portar como tal e não como carrasco. A criança que é educada com agressividade, pode se tornar um adolescente e um adulto agressivo ou retraído. É por isso que venho mostrando, através das minhas atuações como guarda civil, que esse tipo de crime não pode ficar impune”, relatou.

Segundo a presidente da Apape, Naira Regina Barros Cordeiro, esse é um momento importantíssimo, não só para as famílias da Apape, mas também para todas as outras. Ela comentou ainda que toda a informação que será transmitida ao público, servirá para que essas pessoas não sejam reféns da violência. “Estamos abrindo as portas da nossa sede para que as famílias possam estar se informando sobre seus direitos. Caso haja qualquer situação de violência dentro de suas casas, esses pais saberão a quem recorrer”, concluiu a presidente.

Fonte: Ururau

Senado aprova lei antifumo para todo país

Os senadores aprovaram projeto que proíbe o fumo em locais fechados no país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na Legislação foi aprovada na terça-feira (22) e depende de sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor.

A proposta estava dentro de um pacote de leis e decretos apresentados pelo governo federal na Medida Provisória (MP) 540/2011.

Entre outros temas, a MP propunha a regulamentação do decreto nº 5.658, de 2 de janeiro de 2006. O decreto trata da promulgação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco, adotada pelos países membros da Organização Mundial de Saúde.

A medida provisória determina o fim dos fumódromos e o aumento da advertência sobre os riscos do fumo. A medida torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, a partir de 1º de janeiro de 2016. A publicidade em pontos de vendas também fica proibida.

De acordo com o ministério da Saúde, o texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo.

Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.

 Fonte: Folha da Manhã

Servidores começam a receber na segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira (28), o pagamento dos servidores públicos municipais, referente ao mês em curso – novembro. Os vencimentos, seguindo o calendário pré-estabelecido, serão pagos em três dias, finalizando na quarta-feira (30). Para este mês, o valor bruto da folha de pagamento entre ativos e inativos será de R$ 48.601.517,70 com os depósitos feitos em contas individuais na rede bancária credenciada.

De acordo com informações passadas pela secretaria municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), no primeiro dia (28), a liberação dos vencimentos será destinada aos servidores cujas matrículas funcionais terminam em 0, 1 e 2 e soma R$ 14.730.800,38. No dia 29 (terça-feira), a prefeitura injetará no município, R$ 19.322.678,03 aos servidores públicos com matrículas finalizadas em 3, 4, 5 e 6. No último dia de pagamento, a prefeitura efetuará a liberação do restante, ou seja, 14.548.039, 29 aos que possuem matrículas com finais 7, 8 e 9.

 Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Biblioteca recebe contação de histórias sobre princesa negra

‘Princesa Violeta’ é o primeiro livro de Veralinda Menezes.
Contação de histórias acontece neste domingo (27) em Salvador.

Do G1 BA
O espetáculo ‘Contando e Cantando Princesa Violeta’ é apresentado neste domingo (27), a partir das 15h na Biblioteca Monteiro Lobato. A escritora gaúcha Veralinda Menezes dramatiza a história sobre uma princesa negra. Evento faz parte do mês da Consciência Negra.
‘Princesa Violeta’ é o primeiro livro da atriz, escritora e contadora de histórias Veralinda Menezes. Ela inovou na literatura infantil brasileira escrevendo uma história em que os personagens principais são uma princesa negra e um anjo negro.
A ideia de escrever o livro se deu porque as duas filhas da autora pediam para a mãe contar a história de princesas parecidas com elas. As irmãs ganharam da mãe, então, duas personagens negras - A Princesa Violeta e Lilinda.

Bullying em mensagens de texto se torna mais comum, diz estudo

Estudo sugere, sem alarde, que deve-se dar mais atenção às mensagens de texto das crianças

Cada vez mais crianças norte-americanas afirmam ter sido alvo de ofensas via mensagens de texto, o que inclui ameaças e boatos sobre elas espalhados para terceiros. Essa é a conclusão de um estudo publicado nesta semana pela revista “Pediatrics” e realizado em 2008, com 1.588 alunos dos ensinos fundamental e médio nos Estados Unidos.

Dos entrevistados em 2008, 24% disseram ter sido "atormentados" por mensagens de texto, contra 14% em pesquisa com o mesmo grupo de estudantes um ano antes. “Ser atormentado" significa que colegas espalharam boatos sobre eles, fizeram comentários "rudes ou malévolos" ou os ameaçaram.

O bullying propriamente dito, definido como repetidas agressões morais, subiu a 8% dos estudantes pesquisados, ante 6% um ano antes.

Os pesquisadores, liderados por Michele Ybarra, da Internet Solutions for Kids, de San Clemente, Califórnia, disseram a Reuters Health que as constatações sugerem que é preciso dedicar mais atenção às mensagens de texto das crianças.

No entanto, os pais não precisam se alarmar. "Não é motivo para que eles se sintam incomodados ou decidam tirar os celulares de seus filhos. A maioria das crianças parece estar navegando de modo bastante saudável por essas novas tecnologias", disse.

O estudo inclui crianças de 10 aos 15 anos, pesquisadas online inicialmente em 2006. A pesquisa foi repetida em 2007 e 2008. Cerca de três quartos dos participantes originais responderam os três levantamentos.

O trabalho publicado não informa por que os dados sobre a pesquisa concluída em 2008 só foram divulgados agora.

Internet

Em relação a agressões via internet, em contraste com as agressões via mensagem de texto, não houve tanta mudança ao longo do período. Em 2008, 39% dos pesquisados disseram ter sido "atormentados" online, e a maioria afirmou que isso aconteceu algumas vezes. Menos de 15% disseram ter sofrido bullying via internet.

Os estudantes agredidos parecem ter conduzido a situação no geral de maneira positiva, o que os pesquisadores dizem ser bom sinal.

 Fonte: Uol

Rio formaliza lei para combater bullying


São Paulo - Foi publicada hoje, no Diário Oficial do Rio de Janeiro, a lei sobre o programa de prevenção e conscientização do assédio moral e violência nas escolas. A lei de autoria do deputado Chiquinho da Mangueira busca combater o chamado bullying (violência física e psicológica) no ambiente escolar.

O programa deverá ser desenvolvido através de ações multidisciplinares, com atividades didáticas para conscientização, orientação e prevenção das agressões. A proposição também define um conjunto de 10 metas para o programa, que vão da prevenção e combate da prática nas escolas ao auxílio a vítimas e agressores.

O projeto foi aprovado com emenda do deputado licenciado Rafael Picciani que incluiu entre as práticas que caracterizam o bullying (como insultos pessoais, ataques físicos, grafites depreciativos e isolamento social) o cyberbullying, feito na internet.

* Imagem inserida pelo Blog

Fonte: Uol

Vazamento de óleo na Bacia de Campos é tema de audiência na Alerj

Ascom
Discutir a extensão dos danos territoriais do derramamento de óleo causado pela empresa americana Chevron no campo de Frade, na Bacia de Campos, litoral Norte fluminense, é o objetivo da audiência pública conjunta que será realizada pelas comissões de Defesa de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Átila Nunes (PSL), Saneamento Ambiental, presidida pela deputada Aspásia Camargo (PV) e de Minas e Energia, presidida pelo deputado Rafael do Gordo (PSB), da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). O evento acontecerá nesta quinta-feira (24), às 14h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo do Palácio Tiradentes. Os parlamentares pretendem ouvir a própria Chevron e saber, de órgãos ambientais, quais medidas podem ser tomadas para reduzir ou reparar os impactos.
“Esse acidente é a prova inquestionável dos riscos ao patrimônio ambiental do estado do Rio de Janeiro, por isso a compensação através dos royalties”, lembra o deputado Átila Nunes. Membro da mesma comissão e autor da lei que institui Macaé como Capital do Petróleo, o deputado Sabino (PSC) afirma que acidentes como o da Chevron afetam, em especial, os municípios que fazem parte da Bacia Produtora. “É preciso esclarecer as péssimas condições estruturais de várias plataformas de petróleo, que acabam por ocasionar estes tipos de acidente. No caso da Chevron, inclusive, devemos estar atento à possibilidade de o petróleo vazado atingir as praias do Rio de Janeiro, desde Angra dos Reis até Macaé”, complementa o parlamentar.

Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ato Público " Fechar Escolas é CRIME! "

Enquanto isso, a educação...... Ops!!! Onde está a educação???




Sepe reafirma: categoria não deve lançar notas no programa Conexão Educação

O Sepe mantém a orientação para que a categoria não lance as notas dos alunos on line, conforme determina o Programa Conexão Educação da Seeduc. O sindicato entrou com uma ação na Justiça do Estado contra a realização do programa, tendo em vista a péssima estrutura das escolas, a falta de funcionários administrativos nas secretarias dos colégios e até mesmo a coação de professores para colocarem as notas. O juiz responsável pela ação está analisando as provas para decidir.

Cobramos a realização de concurso público para as secretarias das escolas, única forma de tornar efetiva a necessidade da democratização do acesso às informações educacionais na rede estadual. Também reivindicamos a revogação imediata da portaria que estabeleceu o lançamento das notas pelos professores, a autonomia pedagógica dos colégios e concurso público para funcionários já!

Saiba quais são os principais problemas do programa:

1) O registro pela internet das notas dos alunos é uma função burocrática, que deveria ser encargo das secretarias das escolas da rede estadual; sendo portanto, uma função alheia à esfera educacional dos professores;

2) Em vários momentos a Resolução nº 4.455 menciona que o Conexão Educação tem como objetivo a melhora da “gestão” da unidade escolar e da rede estadual. Mas ela peca na análise da realidade das escolas e das funções de cada trabalhador, já que o trabalho de gestão educacional é originariamente desempenhado por quem possui atribuição e treinamento para isto: ou seja, as secretarias das escolas;

3) Neste sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.396/96), em momento algum, atribui ao professor a função de divulgar, ele próprio, as notas, senão a de zelar pela aprendizagem dos alunos;

4) Deste modo, a determinação unilateral da SEEDUC de que a função de inserir as notas no Conexão Educação caberá aos professores – já sobrecarregados com o desempenho de suas demais tarefas, que não são poucas – não encontra qualquer amparo legal.

5) O tempo de planejamento da carga horária dos professores já é insuficiente para o planejamento das atividades, correção dos trabalhos, provas, dentre as tantas outras tarefas abarcadas pelo processo de aprendizagem. Dedicar parte de tal tempo para lançar notas no sistema (que, com freqüência, apresentar sérias falhas) seria reduzir o tempo de efetivo planejamento e avaliação necessários a todo professor.

6) Utilizar por outro lado, o tempo da aula para tanto, prejudicaria os próprios alunos que já sofrem com a redução da grade curricular e carência de professores e funcionários, além das condições precárias da maioria das escolas.

7) Como se não bastasse o acima exposto, utilizar o tempo livre para tal tarefa importaria em trabalho extra não remunerado, o que significaria uma verdadeira exploração da mão de obra de uma categoria que há anos vem reivindicando melhores condições de trabalho e de remuneração.

Livro da ex-secretária de Educação norte-americana sobre a falência da meritocracia será vendido na Conferência do Sepe

O livro da professora norte-americana Diane Ravitch, “Vida e morte do grande Sistema Escolar Americano”, lançado no Brasil pela Editora Sulina, será vendido na Conferência do Sepe, dias 2 e 3 de dezembro, por um preço menor que o de mercado. Ravitch foi secretária-assistente de educação nos governos Bush (pai) e Clinton, além de líder do movimento para a criação de um currículo nacional – ela era uma defensor da meritocracia e dos testes padronizados (os provões) nas escolas de seu país, mas após trabalhar no governo, reviu radicalmente sua visão. O livro mostra como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a Educação.

O Sepe entrou em contato com a editora e acordou a venda do livro em nossa Conferência por um preço menor que aquele das livrarias. A seguir, o release sobre a escritora:

“Um apelo passional pela preservação e renovação da educação pública. O livro Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano é uma mudança radical de perspectiva, escrito por uma das mais conhecidas especialistas em educação dos EUA.

“Diane Ravitch examina a sua carreira na reforma educacional e repudia posições que ela anteriormente defendeu firmemente. Baseando-se em 40 anos de pesquisa e experiência, Ravitch critica as ideias mais populares de hoje para reestruturar as escolas, incluindo privatização, testes padronizados, responsabilização punitiva e multiplicação irresponsável de escolas autônomas. Ela demonstra conclusivamente por que o modelo empresarial não é uma forma apropriada de melhorar as escolas. Usando exemplos de grandes cidades como Nova York, Philadelphia, Chicago, Denver e San Diego, Ravitch evidencia que a educação de hoje está em perigo.

“Ravitch inclui propostas claras para melhorar as escolas americanas:

– deixe as decisões sobre as escolas para os educadores, não para os políticos ou empresários;

– construa um currículo verdadeiramente nacional que estabeleça o que as crianças em cada série deveriam estar aprendendo;

– espere que as escolas autônomas eduquem as crianças que precisam de mais ajuda, não que concorram com as escolas públicas;

– pague um salário justo aos professores pelo seu trabalho, não um “salário por mérito” baseado em pontuações de testes profundamente falhos e não confiáveis;

– encoraje o envolvimento familiar na educação logo a partir dos primeiros anos.

“Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano oferece mais do que apenas uma análise da situação atual do sistema educacional americano. É uma leitura fundamental para qualquer um interessado no futuro da educação americana.

Diane Ravitch é professora e pesquisadora de educação na Universidade de Nova York e membro associado do Instituto Brookings. De 1991 a 1993, ela foi secretária-assistente de educação e conselheira do secretário de educação Lamar Alexander na administração do presidente George H. W. Bush. O presidente Clinton apontou-a para a Junta Nacional de Assessoramento Governamental, que supervisiona as testagens federais. Ela é autora e editora de mais de 20 livros, incluindo The Language Police e Left Back, e seus artigos apareceram em numerosas revistas e jornais. Nativa de Houston, Ravitch graduou-se nas escolas públicas de Houston, Wellesley College e Universidade de Colúmbia. Ela vive no Brooklyn, Nova York.”


Sepe promoverá debate sobre o Plano Nacional de Educação no dia 26 de novembro

O Sepe vai realizar um debate sobre o PNE no próximo dia 26 de novembro. O encontro será realizado no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga 55 - 7º andar, a partir das 9h. A convidada para o debate é a professora Eliana Cunha, que trabalha na rede estadual, no Liceu Nilo Peçanha, em Niterói. Num momento em que os profissionais de educação está mobilizados pela Campanha dos 10% do PIB já na Educação Pública, o debate do dia 26 de novembro assume importância para que a categoria possa discutir as demandas da Educação Pública no Brasil e a proposta do governo para a Educação, contidas no PNE.

Fonte: Sepe RJ

Sepe realiza ato contra o fechamento das escolas estaduais noturnas nesta quarta (dia 23/11)

Profissionais, alunos e pais das escolas estaduais noturnas ameaçadas de fechamento realizarão um ato amanhã, quarta-feira, dia 23, na porta da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) – na Rua da Ajuda, Centro -, às 18h, para protestar contra o anúncio feito pelo secretário de estado de Educação, Wilson Risolia, do fechamento de 48 escolas que funcionam em regime compartilhado com a Secretaria Municipal de Educação do Rio (as escolas têm aulas da rede municipal de dia e da rede estadual no turno da noite).

Além do ato, o sindicato vai promover uma campanha publicitária intitulada "Fechar escolas é crime", veiculando mensagens contra a política da Seeduc de extinção de escolas noturnas na capital e dos municípios, que também terão unidades fechadas.

O Sepe está à frente da luta em várias escolas ameaçadas, mobilizando as comunidades escolares com atos de protesto, reuniões e audiências na Secretaria para reverter o processo de extinção de escolas, que ameaçava o ano letivo dos alunos do ensino estadual noturno. A mobilização foi iniciada em meados deste ano, quando Risolia anunciou a intenção de fechar mais de duas dezenas de escolas noturnas que atendiam alunos das regiões da Tijuca, Rio Comprido e Centro. Graças à mobilização, a secretaria acabou revertendo o fechamento.

Em outubro, por exemplo, a mobilização do Colégio Tereza Cristina, em Brás de Pina, impediu a Seeduc de extinguir várias turmas e realocar os alunos, e isto faltando dois meses para o final do ano letivo. Depois de vários protestos e reuniões na escola, na Metropolitana local e na Secretaria, o secretário recuou da decisão e os alunos não foram prejudicados.

Agora, a Seeduc volta a atacar o direitos dos alunos à escolas públicas noturnas e ameaça fechar 48 unidades para o ano letivo de 2012. A iniciativa faz parte do processo de municipalização e de "otimização" das unidades estaduais. Mas o sindicato e as comunidades escolares não irão permitir que a política de mercantilização da escola pública estadual prejudique ainda mais a educação em nosso estado.

Fonte: Sepe RJ