SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Paraíba do Sul chega aos 11,05 m e bairros começam a ser atingidos

Fotos: Carlos Grevi
Defesa Civil emite alerta para moradores de cinco bairros
Defesa Civil emite alerta para moradores de cinco bairros
 
O nível do Rio Paraíba do Sul em Campos atingiu no início da tarde desta terça-feira (10/01) a cota de 11,05 metros, a mesma medição que chegou na última semana, sendo esta a máxima que havia chegado. Segundo a Defesa Civil a cota deve chegar ainda a 11,30m até a madrugada.

O órgão emitiu alerta à população que mora nas comunidades do Parque Aldeia, Parque Prazeres, Jardim Carioca, Parque Vicente Dias e Alvorada, para que liguem para 199 e peçam apoio para sairem de suas casas, caso sejam atingidas pelas águas do Paraíba.




























Segundo o sub secretário de Defesa Civil, Major Edson Pessanha, com essa cota o rio já começa a dar refluxos que saem pelas galerias em ruas do centro da cidade. As ruas que começam a ficar alagadas estão sendo interditadas, como aconteceu na Rua dos Goitacazes, na subida da Ponte da Lapa, onde não é possível trafegar até a Rua São João da Barra. A ponte só está funcionando no sentido Centro Guarus.

Moradores da Ilha do Cunha e Matadouro já foram retirados de suas casas e encaminhadas para abrigos públicos. Representantes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil foram ao Parque Prazeres e o Parque Aldeia, para colocar terras na margem do rio na tentativa de impedir que a água cubra pista.

Na estrada que liga o Parque Prazeres a Usina São João, a pista de baixo foi tomada pela água e já não era mais, no final da tarde, possível o tráfego de veículos. O rio se igualou a pista.

A boa notícia é que a vazão da Represa dos Pombos, já está coma vazão bem mais baixa do que na segunda-feira, quando passou de quatro vezes maior do que o normal.

“O Rio Paraíba do Sul transborda com 9,6 metros, por isso estamos com muitos pontos de alagamento na cidade”, disse o secretário Henriques Oliveira.
















O Secretário afirmou que alguns locais já tinham sido alagados durante a primeira enchente, no começo do mês, por isso a maioria das famílias já tinham sido retiradas de suas casas. “O número de desalojados e de desabrigados continua o mesmo, não tivemos modificação porque todos já tinham sido retirados durante a primeira chuva. Até o dique da RJ-194, estrada entre Campos e Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, que está com a água passando por cima dele, também já estava passando na primeira enchente”, concluiu.


NIVEL DO PARAÍBA DO SUL EM OUTROS MUNICÍPIOSO Rio Paraíba do Sul passa por outras cidades do Noroeste Fluminense, e em algumas o nível das águas já começa a baixar. Em Cambuci o rio está com 5,70 metros, cinco centímetros a menos do que a marcação feita pela manhã.

Já em São Fidélis o rio está com 6,40 metros, cerca de 60 centímetros a mais do que ontem, 5,80. A cidade está com 521 desalojados e 122 desabrigados em um universo de 925 afetados pela enchente. E este número ainda pode subir.

Na tarde desta terça-feira a vazão da Represa dos Pombos, em Além Paraíba, MG, estava com uma vazão de 1.280 m³/s. Bem menor do que na segunda-feira, quando a vazão passou de 3.100 m³/s.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário