SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Governo Federal cria o Cartão Nacional da Saúde que estará funcionando a partir do dia 1º de março

Conforme determinação da Portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, a partir do dia 1º de março, todos os brasileiros deverão ter o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ter atendimento nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De março em diante, os usuários do serviço terão de informar o número do Cartão, que será solicitado na admissão do paciente, não importando se o atendimento é pelo SUS, particular, ou por plano de saúde. A informação é do blog “Estou Procurando o que fazer”.
As pessoas que não tiverem o Cartão de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde. A meta do Ministério é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014.

Como é feito o cartão

O cadastramento é realizado pelas prefeituras e remetido ao governo federal. O CNS tem o formato de um cartão de crédito e contém os dados pessoais do usuário e o número nacional exclusivo, fornecido pelo Ministério da Saúde. Foi criado para ser o cadastro único de todos os usuários do SUS e centralizar todas as informações sobre o paciente.
Por intermédio dele, o histórico de atendimento do usuário poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país. Esse acompanhamento também pode ser feito pelo portador do cartão em área restrita do site do Portal de Saúde do Cidadão, onde constarão informações individuais sobre os contatos com o SUS. As informações disponibilizadas permitem saber quem foi atendido, onde, por quem e com qual tipo de problema, os remédios, os exames e os pedidos de consulta feitos em todo o território nacional.

Fonte: Campos Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário