SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Governo municipal fecha E. M. João Goulart!!!

O distrito de Venda Nova encontra-se completamente abandonado pelo governo municipal há muito tempo, principalmente no que tange a educação, princípio básico para a cidadania. Durante longos anos, a E. M. João Goulart atendeu de forma precária a comunidade de Venda Nova, abrigando alunos, professores e funcionários em um espaço inadequado, que colocava em risco a integridade física da comunidade escolar.

No decorrer desse período, várias denúncias foram feitas pela comunidade e pelo SEPE ao MPE ( Ministério Público Estadual ) e ao governo municipal, mas nada foi feito. Até que em setembro do ano passado, a escola foi interditada pela defesa civil por conta de uma escada quebra-peito que servia de acesso a antiga e enferrujada caixa d'água e ameaçava desabar sobre a comunidade escolar. Mediante a esse fato, os alunos foram transferidos para a Igreja Batista da localidade, que cedeu o espaço para abrigar os alunos até que fosse tomada uma providência pelo poder público, que se comprometeu a construir uma nova escola para a localidade.

No entanto, o governo municipal se "esqueceu" de iniciar as obras da construção da nova escola de Venda Nova e agora no início do período letivo, fomos surpreendidos com a notícia absurda de que a E. M. João Goulart seria fechada e seus alunos transferidos para a E. M. Jacques Richer, localizada em Campo Novo. Fato que causou revolta e descontentamento em toda a comunidade escolar e população de Venda Nova. O governo municipal além de não cumprir com a promessa feita no ano passado, no que tange a construção de uma nova escola para a comunidade, também descumpri a LDB que no inciso X do artigo 4º, nos garante vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Incluído pela Lei nº 11.700, de 2008).) e o artigo 53, inciso V do ECA  que também garante a criança e ao adolescente o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Portanto, estamos vivenciando no distrito de Venda Nova e em muitas outras localidades um verdadeiro descaso do poder público para com a educação do nosso município. A educação em Campos pede socorro e a comunidade de Venda Nova também!!!

O governo municipal em nota oficial afirma que oferecerá transporte para todos os alunos, como se isso solucionasse o problema. Na verdade, essa afirmação significa dizer que os alunos terão que percorrer cerca de 6 km para ter acesso à escola, enfrentando um trajeto com vários buracos, onde em determinados trechos os motoristas necessitam utilizar a faixa contrária para desviar das armadilhas da pista, cujo asfalto encontra-se em péssimo estado de conservação. Portanto, colocando em risco a segurança desses alunos.

A população e a comunidade escolar de Venda Nova não pode se calar mediante a tanta arbitrariedade cometida pelo poder público. O SEPE está junto nessa luta em prol da construção de uma nova Escola Municipal João Goulart e na oferta de uma educação pública de qualidade para os cidadãos. Ousar LUTAR!!! Ousar VENCER!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário