No dia 9 de Janeiro a direção do CIEP 303 Brizolão Ayrton Senna da Silva recebeu de funcionários da Coordenadoria Regional Metropolitana X a notícia do fechamento de turmas que estavam previstas para o ano de 2012. Eram 12 turmas de Ensino Fundamental, do 7° ao 9° ano, que já haviam sido autorizadas pela Secretaria Estadual de Educação, visto que os professores já estavam alocados e sua carga horária devidamente distribuída entre elas no sistema Conexão.
Não houve qualquer consulta à comunidade e os pais foram comunicados apenas no dia 25 de Janeiro, em reunião com a presença de um representante da SEDUC - há menos de duas semanas, portanto, do início das aulas. Além disso, as redes estadual e municipal não possuem na região estrutura adequada para receber os cerca de 800 alunos que não serão recebidos no CIEP: muitos só encontraram vaga em escolas de Botafogo ou de Copacabana. Por sua vez, o Ginásio Experimental Carioca Márcia Foletto, que deveria suprir a demanda da população desassistida pelo CIEP Ayrton Senna, ainda não foi inaugurado e não se encontra em condições de receber os estudantes, os quais terão seu ano letivo atrasado em virtude desse fato; ao mesmo tempo, o CIEP terá boa parte de sua estrutura ociosa, notadamente no 2° turno, para o qual foram mantidas apenas 3 turmas.
Com o fechamento, 33 professores foram colocados em disponibilidade na Coordenadoria Regional. Eles já estavam com sua rotina e seus horários estruturados. Os estudantes que foram atingidos pela medida também terão dificuldades, já que, em muitos casos, trata-se de pré-adolescentes, que não possuem maturidade suficiente para se deslocar desacompanhados até os bairros em que existem vagas e que não estão preparados, dado o momento em que essa notícia foi divulgada, para lidar com essa mudança.
Fonte: Sepe RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário