SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mais escolas inseridas em Campos no programa Mais Educação

 



Ulli Marques
Com o objetivo de melhorar o Índice da Educação Básica (Ideb), em Campos, mais 39 escolas devem ser inseridas na próxima semana no programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). Em 2009, quando saiu o último resultado da avaliação realizada nas escolas municipais através da Prova Brasil, o resultado alcançado não foi o esperado, mas, de acordo com a secretaria municipal de Educação (Smec), no final deste ano, quando sair o novo Ideb, a realidade deve ser diferente.

Além das 39 novas escolas, 31 outras já aderiram ao programa Mais Educação e 11 estão aguardando a liberação da verba do MEC para a implantação do projeto. Segundo a coordenadora do programa em Campos, Janice Begni, as escolas que recebem a verba destinada ao programa são escolhidas pelo Ministério da Educação que envia um ofício à Smec. A secretaria, então, comunica aos diretores das determinadas escolas através de palestras de orientação e, posteriormente, a escolha da forma como a verba será aplicada em cada escola é feita pelos professores e orientadores do local.

— Existem quatro macrocampos que devem ser trabalhados nas escolas escolhidas pelo MEC que são, a área pedagógica, esportes, arte e cultura e digital, e dentro desses macrocampos existem as modalidades como letramento, matemática, dança, teatro, aula de informática, vôlei, entre outros. O diretor, juntamente com os professores dos alunos, discute entre si sobre qual é a maior necessidade das crianças matriculadas em determinada escola — explicou Janice. Ela disse ainda que a verba é enviada diretamente às escolas e quantidade é determinada pelo número de alunos matriculados no programa.

— Não são todas as crianças que aderem ao Mais Educação. Os alunos são escolhidos através de critérios estipulados pelos professores como, por exemplo, a vulnerabilidade social, a distorção idade e série e a adesão à programas como Bolsa Família e Bolsa Escola. Essas crianças vão para a escola em tempo integral, manhã e tarde, afim de recuperar o nível escolar — disse.

A secretária de Educação, Joilza Rangel, informou que, em 2011, o programa beneficiou cerca de cinco mil crianças com distorção idade-série e vulnerabilidade social. O índice de reprovação também diminuiu 50% em 40 escolas municipais. Segundo ela, até o final deste ano, 10 mil crianças e 88 escolas devem estar participando do programa.
No ano de 2009, quando saiu o último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Campos, a rede municipal registrou média de 3,3 na avaliação da 4º série (atual 5º ano), atingindo a meta estipulada para aquele ano, mas ainda ficando em última colocação em todo o estado do Rio.

Já no resultado da avaliação para a 8º série (9º ano), o município teve média de 2,8, ficando 0,3 atrás da média a ser atingida e na frente de apenas três municípios.

A rede municipal de Campos tem hoje 240 unidades de ensino: 158 escolas, 77 creches e cinco Cieps municipalizados e 60 mil alunos matriculados em todas as unidades.

O Ideb foi criado em 2007 com o objetivo de medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, calculado com base no desempenho do estudante em avaliações e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Fonte: Folha da Manhã

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