Os assistentes sociais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro foram publicamente reconhecidos pela diretoria do Sepe como profissionais da educação e, com isso, trabalhadores aptos a se associarem ao sindicato. Segundo o site do Conselho Regional de Assistentes Sociais /RJ (CRESS), “a trajetória do grupo de assistentes sociais que, desde 2007, vem atuando junto às escolas do município do Rio de Janeiro tem sido marcada por avanços e retrocessos em relação ao fortalecimento de um projeto profissional crítico e propositivo no campo da política educacional. A defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos é compromisso que integra tanto as ações desses profissionais como os princípios do próprio Sepe. É na esteira desse processo de adensamento e de convergências de objetivos que localiza-se a presente conquista alcançada pela categoria junto a este sindicato”.
O CRESS também esclarece “que, inicialmente e por motivos estatutários, a associação se dará na modalidade de sócio provisório. Após as adaptações necessárias no estatuto do SEPE (que deverão ocorrer no próximo Congresso) as assistentes sociais da SME integrarão o Sindicato como sócios efetivos".
As principais demandas do Serviço Social que foram incorporadas pelo Sepe foram: cumprimento da Lei das 30 horas; criação do cargo de assistente social na SME e definição de suas atribuições; abertura de concurso público.
Fonte: Sepe RJ
Gostaria de saber o nome de escolas no RJ que tem assistentes sociais, só por curiosidade, pois estou no 7º período do curso de Serviço Social e desejo atuar na área da educação!
ResponderExcluir