Duas escolas da rede Faetec de Campos, Isepam e João Barcelos Martins, vêm se destacando no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e se prepararam para as provas desse ano, que vão ser realizadas nos próximos dias 22 e 23. As unidades se mantêm nos 13º e 14º lugares no ranking da avaliação das escolas da rede estadual de todas as cidades do Rio de Janeiro. O crescimento na qualidade de ensino, segundo as diretoras, se deve a investimentos feitos nos cursos técnicos e a um trabalho pedagógico feito de maneira interdisciplinar. Para 2012, as duas escolas prometem intensificar o trabalho de preparação para os exames, com vistas a melhorar ainda mais os resultados. No Isepam a expectativa também fica por conta da inclusão do Instituto no Sisu.
Realizado anualmente, o Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho do aluno após a conclusão da escolaridade básica, assim como o avanço educacional de cidade e regiões. Algumas escolas públicas de terceiro grau de todo país também se utilizam do exame como forma de ingresso na instituição, o que para os alunos é um atrativo a mais na hora de prestar o exame.
— A prova do Enem é um esforço psico-mental, mas é muito importante, principalmente para os jovens que querem ingressar em uma boa universidade. No ano passado, fiz o exame apenas para testar meus conhecimentos e me preparar para as provas desse ano. Agora espero alcançar um bom resultado, que me possibilite entrar para a PUC de Minas onde pretendo cursar Direito — falou Mayara Manhães de Carvalho, 17 anos, aluna do último ano de Administração, na Escola João Barcelos Martins, (ETJBM).
Oferecendo quatro cursos técnicos, a ETJBM registra anualmente a participação de cerca de 300 alunos no Enem. A unidade escolar, segundo a coordenadora pedagógica Mariléia Rodrigues Barcelos, vem trabalhando nos últimos meses com conteúdos do Enem, através de um trabalho integrado com disciplinas afins. “Eu queria estar me formando hoje e ter todas essas oportunidades oferecidas pela a escola para que os alunos possam se preparar não só para o Enem, como para os concursos. A idéia é no próximo ano investirmos mais ainda na preparação, para que cada vez mais os nossos alunos possam estar preparados para ingressar no terceiro grau ou no mercado de trabalho”, falou a coordenadora pedagógica.
Para a aluna Jessica Félix Freitas, o resultado do ano passado foi melhor que o esperado. Para ela todos, independente de pré universitário ou não, deveriam fazer os exames. “A experiência com o Enem é tão boa, por isso acho que todos deveriam fazer os exames, até mesmo quem não vai cursar uma faculdade, mas para quem vai para universidade é um grande empurrão”, finalizou a aluna do terceiro ano.
Fonte: Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário