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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Com turno integral, cidade do PR zera evasão e revoluciona ensino

Com o modelo de ensino integral há 10 anos, cidade de Apucarana (PR) conseguiu zerar a evasão nas escolas municipais. Foto: Edson Denobi/PMA/Divulgação
Com o modelo de ensino integral há 10 anos, cidade de Apucarana (PR) conseguiu zerar a evasão nas escolas municipais
Foto: Edson Denobi/PMA/Divulgação
 
Enquanto o Ministério da Educação (MEC) estuda formas de aumentar o tempo dos alunos nas escolas do País, no interior do Paraná um município já se destaca por apresentar uma proposta semelhante. Há dez anos, os alunos de Apucarana passam até 8 horas por dia no colégio, com mais tempo para estudar e mais contato com os professores e com atividades esportivas e culturais, modelo defendido por especialistas em educação. Desta forma, as escolas da cidade conseguiram zerar a evasão e conquistar um desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de seis pontos, superior à média do País, que é de apenas 4,6 pontos para as séries iniciais.

Segundo o presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca, o projeto desenvolvido há uma década em Apucarana serve de exemplo de política pública para o País. "A implantação da escola integral acabou com a evasão. As crianças trocaram a rua pelo ensino", afirma.

O diretor-presidente da autarquia municipal de Educação da cidade, Cláudio Silva, comemora os resultados. "Não é somente a questão da evasão. Nós tiramos as crianças da rua, mas e aí, elas estão aprendendo? Os resultados nas avaliações oficiais mostram que sim. O desempenho das nossas escolas, da periferia ao centro, é superior a média esperada para o nosso País daqui dez anos", afirma. Segundo ele, o bom desempenho é resultado de uma combinação de fatores: além da ampliação da carga horária, os professores são capacitados para atuar no novo modelo pedagógico, a alimentação que os alunos recebem é diferenciada e os diretores das escolas são preparados para atuar como gestores.

Diretora da Escola Municipal Professor Idalice Moreira Prates, Eliane Zanin trabalha com metas e planejamento para garantir o aprendizado dos 238 alunos de um bairro carente da cidade. Ela administra uma estrutura com laboratório de informática, quadra de esportes coberta, sala de jogos, biblioteca, refeitório. "Temos tudo o que precisamos para desenvolver um bom trabalho, mas nem sempre foi assim", afirma a diretora ao destacar que nos primeiros anos do projeto, era preciso ocupar o salão de uma igreja porque não havia espaço para abrigar todos os estudantes em turno integral.

Para Claudio Silva, a infraestrutura não é o principal fator para o sucesso do turno integral. "Se ficássemos esperando as condições ideais, até hoje não teríamos feito nada. E se a estrutura fosse o primordial, os Cieps (Centros Integrados de Educação Pública) do Rio de Janeiro teriam sido um sucesso", afirma ao fazer referência às escolas construídas pelo então governador do Rio, Leonel Brizola para implantar o turno integral.

Em Apucarana, as escolas fizeram parcerias com empresas e com a comunidade para desenvolver as ações. Segundo o presidente da autarquia de Educação, após dez anos, todas as instituições de ensino possuem quadra coberta de esportes, refeitórios e estrutura para abrigar os projetos. "Isso foi feito aos poucos. A prefeitura não tinha recursos para construir toda a estrutura de uma vez só, por isso foi feito um pacto com a comunidade", afirma.

Na escola Professor Idalice Moreira Prates, as dificuldades do começo do programa deram lugar a um amplo espaço de lazer e educação. Hoje os alunos chegam para estudar às 7h30 e saem às 16h30. Fazem quatro refeições no colégio e intercalam as disciplinas da grade comum, como português e matemática, com oficinas de balé, karatê, arte, música, xadrez, literatura e informática.

"Quando você tem uma diversidade de atividades e sabe conduzir, as crianças têm um ganho enorme na aprendizagem", diz a diretora ao reforçar que a maioria dos professores é pós-graduado e recebem preparação para o planejamento pedagógico. Além disso, o salário também estimula: um educador em fase inicial ganha R$ 1,7 mil para trabalhar 40 horas, valor acima do piso nacional de R$ 1.187. Para garantir essa mudança na educação, a prefeitura investe cerca de 32% do orçamento na área (o mínimo exigido para os municípios é de 25%).

Com ensino prolongado, desempenho escolar melhora em Pernambuco
 
Algumas secretarias de educação estadual também estão criando seus próprios projetos de educação integral. Exemplo disso é a Secretaria de Educação de Pernambuco, que desenvolveu a campanha Educação Integral. No ano passado, o Estado passou a contar com 60 unidades funcionando em horário integral e 100 oferecendo jornada semi-integral. Todas as 160 escolas receberam o nome de Referência em Ensino Médio.
Uma das primeiras tentativas foi a da Escola de Referência Ensino Médio Cícero Dias, em Recife. I

Inaugurado em 2006, o colégio tem 45 alunos e uma jornada nove horas e meia. "Os alunos chegam aqui às 7h30 da manhã e só saem às 17h", conta Sueli Almeida, gestora da instituição.

Sueli explica que, além do conteúdo tradicional, os estudantes também têm ensino profissionalizante de Programação de Jogos Digitais e Multimídia. Ou seja, as aulas de matemática, por exemplo, são explicadas em cima da criação de games para o computador. "No primeiro ano, eles demoram para se adaptar, pois a maioria é acostumada com o ensino regular. Mas depois eles gostam muito, pois aqui eles vêem o estudo como algo para ser usado na vida profissional deles", diz a gestora.

A melhor no desempenho escolar pode ser vista em números. No Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), que é aplicado anualmente pelo governo do Estado e mede o aproveitamento dos estudantes, as Escolas de Referência tiveram um índice maior de desempenho do que a maioria. O aumento do Idepe nessas escolas, de 2008 para 2010, foi de 0,7 pontos. Era 3,9 em 2008, passou para 4,2 em 2009 e chegou a 4,6 no ano passado, ultrapassando a meta de 4,5 projetada pelo Ministério da Educação.

Turno integral também melhora qualidade de vida dos alunos
 
Além do foco no desempenho escolar, o Ministério da Educação defende o turno integral baseado na melhoria da qualidade de vida como outra consequência desse formato de ensino. Como exemplo dessa crença, o MEC mostra o panorama das aulas de taekwondo, judô, capoeira e karatê, que são as artes marciais escolhidas pelas escolas no programa Mais Educação. Entre as 15 mil instituições que participam do programa de turno integral do ministério, 4.017 escolheram um tipo de arte marcial para oferecer a seus alunos. Os praticantes somam 828,7 mil.

De acordo com o coordenador de educação da Confederação Brasileira de Taekwondo, Rubilar Carvalho, a prática desse esporte ajuda o estudante a melhorar a concentração e o rendimento escolar, qualifica a convivência familiar e o círculo de amizades, atua na prevenção do uso de drogas e de agressões. Na prática, explica, a criança aprende que as técnicas são de defesa, nunca de agressão.

Na Escola Carneiro Ribeiro Classe II, em Salvador (BA), 65 estudantes praticam aulas de capoeira no programa de educação integral. Na avaliação do professor Sandro Alex Dias Oliveira, a socialização das crianças e as atitudes de respeito com colegas, professores e pais são evidentes no grupo. "Acontece uma transformação que é vista por nós e relatada pelos pais", conta.

Pesquisa aponta que apenas 500 municípios aplicam o ensino integral
 
Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Escola Pública de Horário Integral (Neephi), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), a pedido do MEC e divulgada em 2009, apenas cerca de 500 municípios brasileiros adotam uma carga maior de ensino em suas salas de aula. De acordo com o mapeamento, são cerca de 1,1 milhão de alunos em jornada ampliada, o que corresponde a 2% dos estudantes da educação básica. Os Estados com maior número de experiências integral são Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco.

O estudo também investigou quais atividades eram desenvolvidas durante essas horas a mais na escola. As duas principais modalidades eram relacionadas à prática de esportes (65% dos casos) e a aulas de reforço (61%). Em seguida, foram relatadas oficinas de música, dança, teatro, informática, artesanato, tarefas de casa, entre outras.

Com informações da agência de conteúdo Cartola

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