SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

sábado, 22 de outubro de 2011

Candidatos reclamam da quantidade de textos e do cansaço no primeiro dia do Enem



Suellen Smosinsk
Em São Paulo

Candidatos ouvidos pelo UOL Educação em seis capitais brasileiras relataram que o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi tranquilo, porém cansativo. Para alguns, as questões do exame deste ano estavam bem mais complicadas e com uma quantidade de textos maior em relação aos anos anteriores.
No bairro da Barra Funda, em São Paulo, primeiros candidatos a deixar o local de prova reclamaram do cansaço. "Comecei a fazer tranquilo, mas depois foi ficando cansativo e eu chutei bastante", disse Renan da Cunha Odone, 17.
Para Karen Bontempo, 17, a prova tinha muitas pegadinhas, algumas questões mais fáceis e outras bem difíceis: "comecei a perder a paciência e chutar tudo", contou.  A estudante achou as questões de humanas mais fáceis que as de ciências da natureza.
Um veterano de Enem também achou as provas desse ano mais complicadas. "É o terceiro ano que faço o Enem e pra mim foi o mais difícil. Espero que amanhã seja mais fácil", afirmou Diego Simões da Cruz, 20. Ele classificou a prova de ciências da natureza como "maçante".
Everaldo Mece da Silva, 25, fez o Enem em 2008 e achou a prova de hoje diferente e bem mais difícil. "Foi muito cansativo, no final já estava louco. Antes era mais curta". E teve candidato que achou a quantidade de textos desnecessária. "A prova é básica, tem muito texto que eu acho que foi exagero". O estudante também achou que o exame tinha poucos desenhos, o que tornava a prova mais cansativa. "Comparada com a do ano passado, achei a prova mais bem feita, mais focada", afirmou.
Em Curitiba, o primeiro dia do Enem foi marcado pela rapidez com que os alunos concluíram as provas. Os primeiros a sair levaram pouco mais de duas horas para entregar os testes e deixar a sala. "Estava tranquilo. Não tinha muita conta", disse o estudante Daniel Ulrich, 18.
Candidatos que realizaram a prova num centro universitário localizado no bairro Nova Granada, em Belo Horizonte, classificaram o 1º dia de provas como tranquilo, apesar de terem enfrentando enunciados grandes. Os primeiros alunos começaram a deixar o local de provas às 15h. A candidata Izabel Rosa, 33, afirmou que a prova estava “mais fácil que nos anos anteriores”.
O primeiro dia de provas em Porto Alegre foi tranquilo. Do lado de fora das salas de aula, a Brigada Militar não registrou nenhuma ocorrência grave. Já do ladro de dentro, os estudantes também classificaram o teste como fácil, porém cansativo. “A prova estava muito fácil, mas as questões eram muito grandes”, afirmou Luciano Bicolotto, 17 anos.
Para os estudantes que fizeram o exame no campus Federação da UCSal (Universidade Católica de Salvador), o nível de dificuldade da prova foi proporcional à faixa etária. Os mais novos ou os que ainda estão estudando classificaram a prova como “fácil, mas cansativa”, e os mais “velhos” disseram que as questões foram “muito difíceis”.
Os primeiros estudantes que saíram do local onde realizaram o Enem, às 14 horas de sábado, 22, do horário de Fortaleza (15 horas de Brasília), no Ceará, informaram que as provas, este ano, não apresentavam erros. Pelo menos 30 alunos deixaram as salas de aula da Uece (Universidade Estadual do Ceará) afirmaram que as páginas do exame estavam corretas. O estudante Natanael Pereira, 18,  presta o exame pela segunda fez e avaliou o nível das questões como médias. “Exigem atenção e, principalmente, interpretação. 

Fonte: Site Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário