SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alunos da rede de ensino de Macaé terão acesso às aulas de xadrez após treinamento dos multiplicadores

O curso “Xadrez na Escola” inscreve até a próxima segunda-feira, dia 12, alunos ou profissionais da Educação de Macaé. As aulas serão realizadas nos dias 16, 23 e 30 de setembro, na sala 4 , do Centro de Educação Tecnológica e Profissional, das 8h30 às 13h30.
Os interessados em participar devem fazer sua inscrição pelo email camilamacae@gmail.com (com nome e instituição em que atua) ou pelo tel. (22) 2772-6653. No total são oferecidas 35 vagas.

O curso tem como objetivo treinar pessoas para se tornarem multiplicadoras para a implantação do projeto. As Unidades contempladas para este semestre serão C.M Elza Ibrahim, C.M Pedro Adami, C.M Sana, E.M Amil Tanos, C.M Samuel Brust, CIEP Maringá, E.E M. Coquinho e CIEP Darci Ribeiro.

A ideia do secretário municipal de Educação, Guto Garcia é que em novembro seja promovido um torneio entre essas oito escolas, quando serão distribuídas medalhas para os alunos. O evento servirá também para avaliação do projeto “Xadrez na Escola” para possível ampliação em 2012.

Segundo ele, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. “O xadrez serve como uma ferramenta pedagógica, que desenvolve habilidades, como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória e autoestima, através da vontade de vencer. Estas serão habilidades muito importantes para toda a vida, ressaltou o secretário.

O objetivo é que em novembro seja promovido um torneio entre as escolas, quando serão distribuídas medalhas para os alunos, e que servirá também para avaliação do projeto para possível ampliação em 2012.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, o xadrez, que é um dos jogos mais antigos e populares do mundo, pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas.

Fonte: O Diário

Um comentário:

  1. Luciana Soares Marques8 de setembro de 2011 às 20:24

    Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação de Macaé.
    Bom seria se aqui acontecesse a mesma iniciativa.

    ResponderExcluir