Os servidores dos Institutos Federais Fluminense (IFF) decidiram nesta sexta-feira, em assembléia, que vão aceitar a contra proposta do Governo Federal, colocando fim a greve da categoria. A decisão será levada, neste sábad,o à Brasília pelo presidente regional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais (Sinasefe), Paulo César Marques, o Caxinguelê, e o delegado sindical de Macaé, Carlos David Ribeiro Pasco. As aulas serão retomadas na quarta-feira (dia 28).
A greve dos servidores durou 54 dias. Os primeiros campus a aceitarem a proposta do Governo foram o de Guarus, Bom Jesus do Itabapoana e Macaé. Em seguida foi o campus Centro, Quissamã, Itaperuna e Cabo Frio. A proposta é composta por 4% de aumento e garantia de criação Grupo de Trabalho (GT) para fazer a reestruturação do plano de carreira dos servidores e contratação de mais professores, entre outros benefícios.
— As negociações se esgotaram e apesar de ser uma proposta bem rebaixada, optamos pela assinatura do acordo, mas vamos manter o estado de greve. Se o Governo não cumprir com o acordo, nos retomamos a greve — disse Caxinguelê. O GT será formado por representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Ministério da Educação (Mec), Sinasefe e demais entidades representativas.
Com a paralisação cerca de 12 mil alunos firam sem aula no Norte, Noroeste e Região dos Lagos. Eles iniciaram a greve defendendo 14,67% de reajuste emergencial, reestruturação das carreiras de professor e técnicos administrativos, realização de concurso público, aumento do auxílio-alimentação, que hoje é de R$ 304, e a utilização de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. Caxinguelê explica que a reposição das aulas ainda será discutida, pois o calendário só pode ser refeito depois do acordo assinado. “assim que assinado o acordo o Sindicato vai sentar com a direção dos IFFs e montar o calendário para reposição. Os alunos não vão sair prejudicados, pois irão receber o conteúdo”, disse.
Fonte: Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário