SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Livro digital, uma realidade distante na rede pública de ensino

MEC ainda não definiu como será a implantação dos e-books nas escolas

Rio - Os livros digitais ainda são uma realidade distante para grande parte dos estudantes da rede pública de ensino. Enfrentando um cotidiano onde faltam professores, material didático e até a dificuldade de chegar as escolas, contar com este instrumento é praticamente um sonho. Do outro lado, nas escolas particulares, tablets são comuns entre os alunos. Já os Livros tradicionais são quase um objeto desconhecido ou pouco utilizado.

Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Tablets ainda estão distante dos alunos da rede pública | Foto: Reprodução internet
A disparidade entre estes dois mundos tem levado o Governo a estudar meios de oferecer aos alunos da rede pública material digitalizado. Mas esta realidade só deverá chegar às escolas no próximo ano.
Para o diretor do inistituto IOB, Rodrigo Paiva, se realmente o governo investir nos livros didáticos digitalizados será uma medida acertada."A geração de estudantes de hoje conviverá com um mercado de trabalho marcado pelo digital. Portanto, é importante que eles tenham este tipo de acesso. Em vários países de primeiro mundo os jovens convivem com tecnologia desde o início da sua jornada escolar", destaca.
Segundo Paiva, o investinmento nesta tecnologia não pode ser encarado como um desperdício."Os alunos da Educação Básica figuram nas piores colocações em rankings internacionais como o promovido pela Organização Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Precisamos sempre investir em novas metodologias e atualizar nossos processos educacionais.Promover o acesso dos jovens a tecnologia deve ser valorizado", afirma o educador.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário