SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gestão democrática JÁ!!!

O Sepe sempre levantou a bandeira de eleição direta para diretores de escola, a nossa luta continua!!! Temos exemplos claros da necessidade urgente de acabarmos com as indicações políticas na educação de Campos, como o caso do Cemstiac ( Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar de Campos) onde os profissionais de educação e os alunos da referida unidade sofriam repressão por parte da diretora da instituição de ensino.

Essa situação arrastou-se durante 1 ano e 4 meses, até que no D.O. de 08 de Setembro, retroativo a 01/09 foi publicada a exoneração da diretora Maura da Conceição Gomes Galaxe. No entanto, o D.O. de ontem reconduziu a diretora ao cargo, o que provocou revolta de toda a comunidade escolar. Os professores, funcionários e alunos do Cemstiac afirmam que a diretora da escola sempre agiu de forma repressiva e coercitiva com todos da comunidade escolar, além de não solicitar melhorias para a referida unidade, que se encontra em péssimas condições físicas, com problemas nas instalações elétricas e infiltrações, vidros de janelas quebrados, grades de contenção parcialmente soltas em um dos corredores, portas quebradas e armazenadas dentro da própria sala de aula, entre outros problemas gritantes.

A priori , os professores e funcionários afirmaram que não haveria aulas na unidade até que o problema fosse solucionado, mas em uma reunião ontem com representantes da SMEC, Secretaria do Governo e com o SEPE que foi apoiar os profissionais da referida unidade, ficou acordado que as aulas não seriam suspensas, desde que a diretora se mantivesse afastada da escola até a situação ser resolvida.

Ficou marcada para amanhã uma reunião com a secretária de educação Joilza Rangel com a finalidade desta ouvir os professores e funcionários da unidade e encaminhar à todos uma solução para o problema ocasionado pela diretora indicado pelo governo municipal.

O SEPE tem a visão de que a escolha dos gestores das unidades escolares tem que ser  feita através de um processo democrático onde todos da comunidade escolar tem voz e voto. Estamos aguardando um posicionamento do governo municipal com relação à eleição direta para diretores de escola, respeitando determinação do PME que nos remete ao prazo de que as eleições para diretores devem ocorrer até dezembro de 2011. Dessa forma combateremos a repressão e o autoritarismo nas unidades do nosso município. Eleição direta para diretor de escola JÁ!!! Exigimos respeito à EDUCAÇÃO!!! É chegada a hora da GESTÃO DEMOCRÁTICA nas unidades escolares se tornar realidade na rede municipal de Campos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário