SOS EDUCAÇÃO EM CAMPOS

O Blog tem por objetivo ser um espaço aberto para a divulgação de notícias sobre educação, sociedade e cidadania em Campos e região. Tendo como referência a educação como principal fonte de promoção da cidadania.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mais uma negligência na Escola Municipal João Goulart!!!

Além de todas as denúncias já feitas nesse blog, com relação a precariedade da estrutura da E. M. João Goulart em Venda Nova, nos deparamos com mais um fator de alto risco à integridade física dos profissionais e dos alunos da referida unidade. Uma escada  quebra-peito de acesso a uma caixa d`água desativada, onde o guarda-corpo encontrava-se há muito tempo em péssimas condições, ameaçava cair a qualquer momento. Em vista dessa situação temerosa, os professores tomaram a iniciativa de entrar em contato com a Defesa Civil e solicitaram uma vistoria da mesma, que esteve na unidade na parte da manhã e constatou a necessidade da remoção da estrutura (ou parte dela) que estava representando um perigo iminente à toda a comunidade escolar, incluindo a população que transitava nas proximidades da unidade, pois existia o risco da escada cair sobre a rede elétrica.

Mediante essa situação, a Defesa Civil orientou que os alunos retornassem para suas casas e que as aulas fossem suspensas até que a situação fosse resolvida. A liberação dos alunos acorreu por volta das 10 horas da manhã, na parte da tarde não houve aula na unidade. O que chama a atenção é que os profissionais de educação que atuam na E. M. João Goulart receberam ordens da SMEC que cumprissem a sua carga horária diária normalmente na unidade, mesmo correndo risco de morte, pois a referida escada poderia cair e tocar a rede elétrica e eletrocutar toda a cerca ao redor da escola, ocasionando assim possível morte de quem estivesse em contato com a mesma.

A Defesa Civil retornou no final da tarde e fez a remoção somente da escada e do guarda-corpo, pois segundo informações da mesma a ordem de serviço foi apenas para a realização dessas remoções. Portanto a estrutura da caixa d´àgua permanece no pátio da unidade, servindo de abrigo para abelhas, ratos, morcegos e gambás, segundo relato dos próprios pais dos alunos, além de representar também um perigo à integridade física da população por causa de suas péssimas condições de conservação.

O SEPE chegou à unidade escolar por volta das 14 horas, para constatar a denúncia recebida e acompanhar o desenrolar do problema até que este fosse "solucionado". O Sindicato entrou em contato com a mídia local para que esta fizesse a cobertura do ocorrido. Estiveram presentes, a INTERTV e a FOLHA DA MANHÃ.

O relato acima pode ser constatado nas fotos abaixo:










Um comentário:

  1. Luciana Soares Marques9 de setembro de 2011 às 06:38

    Primeiramente tenho que agradecer a Deus que a justiça esta começando a ser feita.Até que enfim que a sociedade, a DEFESA CIVIL,os pais de alunos e você estão tomando providências.

    Acredito que minha LUTA não foi em vão.
    Verdadeiramente a hora é agora.
    Acordem vereadores porque o vereador local JORGE RANGEL , nunca ligou para EDUCAÇÃO, sempre quis fazer da escola curral eleitoral.
    Que um vereador de ombridade e compromisso abrace a E.M.João Goulart, porque a comunidade merece.
    Tenho orgulho de ter lecionado naquela unidade por 14 anos,tenho ex alunos que hoje são enfermeiros, engenheiros, professores, contadores...
    Amo essa comunidade e nunca vou deixar de estar presente, mesmo que por denúncias cabivéis, mas que graças a Deus estão surtindo efeito.
    Mais uma vez muito obrigada Cris, pelo seu apoio.

    ResponderExcluir